Memória: Um dia de domingo na Manchete com Yu Yu e Super Campeões

yuyu
Yu Yu Hakusho foi um dos poucos animês exibidos na Manchete em 1998

O que você assistia no dia 26 de abril de 1998? Uma gravação publicada tempos atrás no YouTube mostra um pedaço da programação daquela manhã de domingo. O registro mostra o final da exibição do episódio 49 de Yu Yu Hakusho (As Últimas Forças de Genkai) e o episódio 21 de Super Campeões (Aí vem ele! O goleiro Wakashimasu!).

As duas séries faziam dobradinha numa alternativa faixa dominical entre 10h e 11h da manhã, logo após os desenhos Flash Gordon (às 9h) e Dragon Flys (às 9h30). Na faixa das 18h30, Super Campeões era o único animê apresentado na Manchete de segunda à sexta, durante a programação vigente da época. Um aquecimento para a Copa do Mundo na França.

No mesmo dia de hoje em 1998, a Manchete exibia os programas LBV (11h), Mexe Brasil (11h30), Domingo Total (12h30), Show da Manchete — com Netinho (20h), Programa de Domingo (21h), A. Magazine (22h), Business (22h30), Jogo do Poder (23h30) e um infomercial do Grupo Imagem (0h). Os intervalos mostravam também chamadas da novela Mandacarú e da última edição mundial do século e da saudosa emissora dos Bloch.

Relembre a programação:

Fonte: Puppi Videos

Confira a programação completa da Manchete do dia 26 de abril de 1998 na página 115 do acervo do Jornal do Brasil.

O que aconteceu e virou Manchete depois desse dia

Yu Yu Hakusho voltou a ser exibido de segunda à sexta logo após a Copa, substituindo Super Campeões, que ficou mais algum tempo em exibição apenas nas manhãs de domingo. Segundo informações de revistas especializada como a Herói, o animê Ranma ½ estava previsto para estrear em algum momento de 1998 na Manchete, com distribuição da extinta Tikara Filmes, do sr. Toshihiko Egashira. Porém isso nunca aconteceu, já que a emissora enfrentava a crise que culminaria em sua extinção em maio do ano seguinte.

A novela Brida foi uma produção caríssima e arriscada para o sustento da Manchete. Exibida entre 11 de agosto e 23 de outubro de 1998, teve apenas 54 capítulos e um forçado final narrado por Eloy Decarlo, locutor-padrão da emissora. Em seu lugar entrava a reprise da novela Pantanal, o programa de maior audiência da história da Manchete. A mesma entrava no ar em 26 de outubro de 1998 e terminou em 17 de julho de 1999 (já na fase de transição para a Rede TV!).

No mesmo dia da reestreia de Pantanal, o animê Shurato retornava à programação, indo ao ar de segunda à sexta às 19h30, seguido da reprise de Yu Yu Hakusho, às 20h. A dobradinha de animês substituía o programa Magdalena Manchete Verdade, apresentado por Magdalena Bonfiglioli, que saia do ar no mesmo dia do cancelamento de Brida. Sendo mais preciso, um pouco antes da extinção do programa, o Manchete Verdade era apresentado das 19h às 20h, seguido do Manchete Clip Show.

Respectivamente em dezembro de 1998 e em janeiro de 1999 retornavam as séries tokusatsu Jiraiya e Maskman. Mas isso é assunto para um outro post.


Deixe um comentário