Movie Taisen encerra a saga dos Heisei Kamen Riders nas telonas com honra

heiseiriders
Riders sobre rodas (Foto: Divulgação)

A atual era imperial do Japão chega ao fim no dia 30 de abril de 2019. Kamen Rider Build, a nova série da franquia da Toei, foi lançada como a última da era Heisei. Mas não é porque a era vai acabar que as séries serão descontinuadas. No fim deste ano deverá ir ao ar Kamen Rider Zi-O, que irá ocupar a faixa dominical das 9h da manhã da TV Asahi. Enquanto isso não acontece, os fãs agora podem conferir o nono e último filme da série Movie Taisen (ou Movie War).

Lançado nos cinemas japoneses em 9 de dezembro de 2017, Kamen Rider Heisei Generations FINAL: Build & Ex-Aid with Legend Riders ganhou há pouco tempo, no dia 9 de maio deste ano, um lançamento em DVD e em BD. Como é de praxe todo ano (e logo disponibilizado na internet pelas fansubs). Como o título extenso sugere, o foco principal está em Sento Kiryu/Build e em Emu Hojo/Ex-Aid. Além do retorno de outros quatro Kamen Riders: Eiji Hino/OOO (Ôzu), Gentaro Kisaragi/Fourze, Kouta Kazuraba/Gaim, e Takeru Tenkuji/Ghost.

heiseiriders
O último grande encontro dos Kamen Riders na era Heisei (Foto: Divulgação)

O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS

A trama começa com uma estranha batalha envolvendo Build e Ex-Aid. O mais novo Kamen Rider usa uma garrafa que ativa os poderes de Ex-Aid. Tudo parecia ser um sonho de Sento, mas logo ele descobre que isso é mais real do que imagina. Ao lutar contra a Faust, Build e seu parceiro Ryuga Banjou/Kamen Rider Cross-Z dão de cara com um vilão chamado Kaisei. Neste momento, os heróis descobrem a existência do portal Enigma, que dá acesso a diversos mundos paralelos. Cross-Z é arremessado para o portal e cai no mundo de Ex-Aid. A partir daí é criado um fenômeno que une os dois mundos e a contagem regressiva para a destruição.

Quem acompanha as séries e filmes Kamen Rider sabe que, pela cronologia, o mundo de Ex-Aid é o mesmo dos Riders anteriores (exceto Decade). Já Build se passa em outra realidade onde o Japão é divido em três, devido ao Sky Wall. Como consequência do tal encontro com Build no passado, Emu perde os poderes de Ex-Aid. Durante o caos provocado pela aproximação dos mundos, surge Right Kaiser, uma versão alternativa de Kaiser (do mundo de Build) e anuncia que o fim do mundo irá acontecer dentro de 24 horas.

Os herói iniciam uma corrida desesperada para impedir essa catástrofe e desvendar o quebra-cabeça que já era conspirado entre os mundos paralelos. Nos momentos cruciais, vão aparecendo aos poucos os Riders lendários que um dia defenderam a humanidade num passado recente. OOO, Fourze, Gaim e Ghost investigam secretamente esta ameaça que envolve um cientista chamado Mogami, a chave de todo o mal.

sento
Sento e Emu se preparam para enfrentar uma terrível situação (Foto: Divulgação)

Kamen Rider Heisei Generations FINAL acrescenta algo no passado de um personagem muito importante da série de Build. Embora alguns personagens principais sejam coadjuvantes, como é o caso de Soichi Isurugi, que apareceu brevemente (para dar uma pista) e nem sequer deu as caras como Blood Stalk. Em compensação, os Rides lendários da era Heisei tem participações mais consistentes e não foram simplesmente jogados em cenas de ação, como já aconteceu em outros crossovers da Toei. E alguns personagens antigos retornam como Ankh (de Kamen Rider OOO), professor Ohsugi, JK (ambos de Kamen Rider Fourze) e Onari Yamanouchi (de Kamen Rider Ghost).

O último Movie Taisen encerra com ótima sequência de ação entre os Riders e suas motos em meio a explosões, cenários que remetem elementos das séries dos respectivos Heisei Riders e um simbólico desfecho com os heróis assumindo suas formas finais. Representando assim o fim de uma era dos motoqueiros mascarados nas telonas. As séries Movie Taisen tiveram seus altos e baixos, mas este conseguiu encerrar a era dignamente e uma honrosa ênfase na determinação de Kamen Rider. O momento é marcante e só quem vai entender o filme é quem acompanhou pelo menos alguma destas séries. E é preciso dizer que, apesar das aparências de visuais e coisas do tipo, os heróis respeitam o legado deixado por Shotaro Ishinomori.

E como não poderia falta, há uma cena extra apresentando um novo herói. Quem acompanha Kamen Rider Build já manja.

Assista o trailer do filme:


2 comentários sobre “Movie Taisen encerra a saga dos Heisei Kamen Riders nas telonas com honra

    1. Oi, camilokufs. Ainda não tem nada oficial. Segundo o que o diretor de planejamento Shinichiro Shirakura tinha dito em dezembro de 2017, os filmes de primavera (março/abril) da Toei não deverão mais acontecer. Ele disse também na ocasião que o “FINAL” do título desse filme se refere a isso. Ou seja, Shirakura deu a entender que não teremos mais os filmes de primavera (dezembro) e que o foco da Toei para o cinema deve ser os filmes do Space Squad. Pode ser que a Toei tenha mudado os planos e venha a lançar mesmo o Movie Taisen 2019 (título provisório) em dezembro próximo. Se assim for, este será o primeiro Movie Taisen da nova era que vai começar oficialmente em maio de 2019.

      Curtir

Deixe um comentário