A nova sobrevida de Captain Tsubasa

tsubasa
O craque Tsubasa Ozora cara a cara com o goleiro Genzo Wakabaashi (Foto: Reprodução)

A atual serie da franquia Captain Tsubasa começou em abril nas madrugadas de segunda para terça da TV Tokyo (famosa emissora japonesa por exibir animês como Pokemon e Naruto). Fora do Japão, o título seguiu na contramão da demanda de animês que são transmitidos (quase) simultaneamente em canais de streaming e partiu para outro tipo de planejamento. Uma exibição na TV.

A Viz Media/Televix adquiriu os direitos do novo Captain Tsubasa para distribuir na América Latina. No Brasil a nova série está programada para estrear no canal pago Cartoon Network em 1 de julho. Sendo que no dia anterior vai rolar uma maratona online com os primeiros quatro episódios via YouTube e Facebook. Como o animê ainda está em andamento (previsão em totalizar 52 episódios), a janela de exibição do Japão para o Brasil será de três meses. Tempo hábil para a distribuidora encomendar dublagem.

Veja o trailer dublado do novo animê:

No Brasil, a franquia ficou conhecida no passado como Supercampeões. A primeira série de 1983 é inédita por aqui e nosso primeiro contato com Oliver Tsubasa (Tsubsa Ozora) foi em 15 de setembro de 1997, na extinta Manchete, com a exibição de Captain Tsubasa J (de 1994). Um resumo da série original e a adição da saga de Shingo Aoi, recente no mangá até então. Na década seguinte vimos Captain Tsubasa: Road to 2002 (de 2001) no Cartoon Network e na RedeTV!. Mais uma vez chamada de Supercampeões. Curiosamente as dublagens das duas versões faziam alusão às Copas de 1998 e 2006, respectivamente.

Desta vez Tsubasa ganha uma nova sobrevida com novas estratégias de mercado. Por imposição dos japoneses, o título original fica mantido, bem como os nomes dos personagens. Obviamente o público-alvo será a nova geração que não pôde acompanhar no passado a trajetória de Tsubasa Ozora para se tornar um jogador profissional de futebol e ir para o Brasil. Talvez deve atrair saudosistas, mas a mudança no elenco de dublagem pode ser sentida. Porém, houve boa receptividade.

Em tempo, esses sinais mostram que a atual detentora de Captain Tsubasa na América Latina quer, digamos, começar do zero. Assim como a trama é recontada de tempos em tempos. Mesmo no país do futebol, Supercampeões não teve o mesmo sucesso que Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Pokémon, Digimon etc. Ainda assim é popular e lembrada também pelos erros de dublagem. Bem, está mais do que na hora de Captain Tsubasa mostrar seu potencial para o novo público. E ainda mais em tempos de novas sagas de mangá e até em games que ajudam a franquia a se manter na terra do sol nascente.

Kick and dash!


Um comentário sobre “A nova sobrevida de Captain Tsubasa

Deixe um comentário