
O artista Victor Rodrigues (a.k.a. Ranger Desenhista), responsável pela nova identidade visual do Blog Daileon, faz uma participação especial no dia do aniversário deste espaço para contar a história de uma das recentes e importantes comemorações do homem da Nebulosa M-78 na terra do sol nascente. Acompanhe a trajetória:
Por Victor Rodrigues
O ano de 2011 foi um marco para as franquias de tokusatsu no Japão. Naquele ano, Ultraman completava seus 45 anos com lançamentos de produtos, músicas e até mesmo uma nova mídia não tão explorada por ela.
Logo no início do ano, em 11 de março, o Japão sofreu com uma grande catástrofe que ocasionou muitas famílias a ficarem desabrigadas e sem ter aonde ir. Para ajudar essas famílias, a empresa lançou uma música chamada “Minna Daisukina Urutoraman” que o intuito foi de arrecadar fundos para ajuda-las. Com isso, nesse mesmo ano, é lançada a Ultraman Foundation, que é uma fundação unicamente e exclusivamente para ajudar as crianças carentes no Japão.
“Queridos amigos em áreas atingidas por desastres. Nós estaremos sempre apoiando vocês lá dos céus distantes. Todos nós sentimos o mesmo. Juntos, nós encheremos essa Terra com luz.”

Em setembro do mesmo ano, a Ultraman Foundation, junto à famosa banda AKB48, foram para o escritório da prefeitura de Iwate e doaram dois micro-ônibus para as pessoas de lá. E, um tempo depois, fizeram uma apresentação para as crianças que queriam ingressar no Colégio Miyako.
Ainda falando sobre os desastres, na cidade de Sukugawa, cidade natal do criador Eiji Tsuburaya, ergueu quatro estátuas: Ultraman, Ultraseven, Gomora e Eleking. De acordo com o prefeito da época:
“Quando o Grande Terremoto do Leste do Japão aconteceu, nós tivemos cidadãos que ajudaram muitos outros além de lidar com seus próprios desastres. Eu quero que nossa cidade seja cheia de cidadão que possuem o espírito do Ultraman.”

Em julho do mesmo ano, sendo estrelado e narrado por Ultraman Zero, Ultraman Retsuden foi ao ar. É uma série de videoclipes com cenas e lutas dos Ultras anteriores. Essa série biográfica foi de 2011 até 2013, rendendo 104 episódios e em seguida lançaram Shin Ultraman Retsuden, de 2013 até 2016, rendendo mais 155 episódios. Também o filme “Ultraman Zero: Super Decisive Battle! Belial Galactic Empire” onde a Tsuburaya atualizou alguns de seus heróis clássicos como: Fireman para Glenfire; Mirroman para Mirror Knight; Jumborg Ace para Jean Nine. Filme que por sinal veio em DVD pela Focus Filmes e também, ficou um tempo disponível na Netflix aqui do Brasil.

Além da fundação e da série biográfica, lançou produtos exclusivos do aniversário. A franquia é dividida em duas eras: Showa e Heisei. Sendo Ultraman a primeira serie Showa e Ultraman Tiga a primeira da Heisei. Em 2011, lançaram dois DVDs. Um pra cada era com as músicas temas dos Ultras até então existentes. Além dos DVDs, em setembro foi anunciado, em parceria com a marca G-SHOCK, um relógio temático com quantia limitada de mil peças no valor de 248 dólares e sem as taxas.

Ainda nos produtos exclusivos, lá em 1993 houve um crossover entre duas franquias: Kamen Rider e Ultraman. Em um especial de 9 minutos, foi um episódio que mostravam as diferenças entre os heróis, suas armas, ou seja, uma pequena retrospectiva dos heróis. Para concluir esse marco, em uma cena final, Kamen Rider e Ultraman lutam contra um kaijin e um kaiju respectivamente, e nossos heróis se unem para derrota-los. Por um bom tempo sem que fosse ao ar, em 2011 nas comemorações de 45 anos de Ultraman e 40 de Kamen Rider, foi relançado em outubro em DVD e Blu Ray com alguns extras a mais como uma entrevista com Susumu Kurobe (Shin Hayata/Ultraman) e Hiroshi Fujioka, (Takeshi Hongo/Kamen Rider).

Para finalizar as comemorações dos 45 anos, em novembro, a Tsuburaya em parceria com Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi, lançam o mangá ULTRAMAN na revista Hero Monthly e é um quadrinho destinado ao público mais maduro, que é conhecido como seinen. A estória se passa cerca de 50 anos após os acontecimentos da série de 1966 onde o protagonista é o filho de Shin Hayata, Shinjiro Hayata, que possui o DNA/gene Ultra e deve decidir seguir o legado do pai ou não. Será Shinjiro um sucessor do Ultraman original ou não? Quais as decisões que Shinjiro tomará?
Ainda em publicação, o mangá se encontra no volume 12 e no Brasil a obra é lançada pela Editora JBC e atualmente está em seu volume 10. Foi anunciado também para 2019 um anime em 3D/CGI com lançamento mundial pela Netflix.
Espero que tenham gostado deste pequeno resumo do que foi o aniversário de 45 anos da franquia.
Que a luz Ultra brilhe em cada um de nós.
SCHWATCH!!
*Também colaborou Venâncio Souza
Saiba mais sobre os trabalhos de Victor Rodrigues nesta edição da Coluna do Daileon no site JBox. Não deixe de segui-lo no seu canal no Youtube e nas redes sociais.