
Você deve ter acompanhado o debate que rolou no Twitter quanto a declaração de Shinichiro Shirakura, diretor da Toei Company e produtor de Kamen Rider Zi-O. Pra contextualizar, um fã havia perguntado a ele sobre a possibilidade de haver uma base de fãs suficiente de Kamen Rider no ocidente. Shirakura respondeu o seguinte: “Eu acredito que não há praticamente uma fanbase de Kamen Rider no ocidente”.
Indagado pelos seguidores, Shirakura respondeu com outra impressão alegando que Kamen Rider “falhou de novo e de novo”, enquanto a franquia Super Sentai teve sucesso por causa de Power Rangers e disse que gostaria de saber como adotar um meio de “atender a franquia Kamen Rider em todo mundo”. Ainda foi sugerido que fosse criado um fã-clube internacional dos heróis de tokusatsu da Toei e Shirakura afirmou que “isso pode ser um avanço”.
As tentativas que o diretor se refere e que não deram certo são as adaptações Masked Rider e Kamen Rider – O Cavaleiro Dragão. Tudo bem até aí, mas quanto à distribuição de séries originais (principalmente da era Heisei), isso é possível através de canais de streaming e isso é uma realidade entre nichos. Basta a Toei ter boa vontade para tal. Também depende, é claro, dos fãs valorizarem isso.
Cá pra nós, a Toei precisa se atualizar mais um pouquinho. Essa interação do público com Shirakura já é um passo e bem que poderia haver sim um fã clube internacional. Isso impulsionaria um contato mais próximo das séries da Toei fora do Japão e atrairia novos espectadores. E um contato maior com esse público seria fundamental para a Toei avaliar melhor isso.
Troçamos pra que o estúdio tenha visão para tal.