
Numa manhã de domingo, mais precisamente em 31 de outubro de 1999, as séries tokusatsu Jiraiya e Maskman se despediam definitivamente da TV brasileira, junto com os animês Shurato e Yu Yu Hakusho. Naquele momento, os quatro títulos passaram pela fase decadente da Rede Manchete e consequentemente serviram como tapa-buraco da programação durante a transição para a RedeTV! (nome abreviado simbolicamente naquela fase como TV!) com inconstantes mudanças de horário. Fim melancólico!
*Nota publicada na Coluna do Daileon#71, via site JBox.
César Filho, será que a despedida foi nessa data mesmo? Ouvi dizer que a Tikara negociou as séries ”dela” com canais locais… Aliás, fica aí uma sugestão, fazer um apanhado dos tokusatsu e todas as suas transmissões oficiais pelo Brasil, já que as transmissões piratas causam uma certa confusão…
CurtirCurtir
Oi, Jason. Em rede nacional, foi essa data mesmo. A Tikara negociou as séries licenciadas de então durante a existência da Manchete e de algumas de suas afiliadas (como o próprio Toshi já disse em entrevistas). Na fase experimental da RedeTV!, o Toshi sequer recebeu os direitos de transmissão dessas séries. A então nova emissora não renovou contrato com a Tikara e a licenciadora fechou por esse motivo. Aliás, o último link do post tem todos os horários de Jiraiya, Maskman, Shurato e Yu Yu Hakusho na RedeTV!.
Sobre as exibições locais de tokusatsu nos anos 90, fazer um apurado de tudo isso dá muito mais trabalho. É mais “fácil” manter o foco nas exibições nacionais. E justamente pela confusão que eu não considero as exibições piratas de canais pequenos. 🙂
CurtirCurtir
Talvez a tal negociação da Tikara com canal local seja a que rolou com a CNT, do Paraná, sei lá.
Hehe Eu sei que daria um trabalhão apurar isso, acho que pesquisar isso rende é um livro =P Bem, sei que no Rio Grande do Sul tinha canal que transmitia oficialmente…
CurtirCurtir
Jason, a exibição de Jaspion, Changeman e Flashman na CNT/Gazeta foi a nível nacional (embora parcial). E foi no final dos anos 90.
CurtirCurtir