
Nos últimos tempos, a Tsuburaya vem investindo pesado na marca Ultraman. Produções foram anunciadas para os próximos dois anos (leia mais aqui). A era Reiwa começou, mas o cilclo dos heróis da nova geração se fortaleceu com a minissérie Ultra Galaxy Fight: New Generation Heroes.
A aventura se passa logo após os eventos do filme de Ultraman R/B e antes do início da série Ultraman Taiga. O foco dos eventos da minissérie eram Ultraman Zero, o filho de Ultraseven e Ultrawoman Grigio, que é na realidade Asahi Minato, a irmã adotiva de Katsumi (Ultraman Rosso) e Isami (Ultraman Blu). Os dois heróis são atacados pelo demônio das trevas Ultra Dark Killer, que ressuscitou e os envia para uma zona escura. Zero e Grigio correm o risco de seus poderes drenadas pelo poder das trevas.
Enquanto isso, os carismáticos irmãos Rosso e Blu são teletransportados para a Terra da Luz. Ultraman Taro, o comandante da Força de Defesa Intergalática, explica para os heróis a origem de Dark Killer, referido pelo herói como um ser “extremamente poderoso”. Assim, os irmãos Minato são convocados para resgatar Zero e a irmã Grigio.

Alguns Ultras da nova geração são atacados por versões sombrias dos novos heróis e acabam sendo salvos por outros. Vale aqui destacar a aparição de Ultraman Ribut, personagem que apareceu pela primeira vez na série animada Upin & Ipin, da Malásia. O vilão Ultraman Tregear, que havia aparecido pela primeira vez no filme de R/B, deu as caras por aqui e vimos sua atuação antes de tocar o terror em Taiga.
Ultra Galaxy Fight: New Generation Heroes teve 13 episódios de aproximadamente cinco minutos cada e exibidos semanalmente, de 29 de setembro a 22 de dezembro desse ano, pelo canal oficial da Tsuburaya no YouTube. Todos ainda estão disponíveis para o publico com áudio no original japonês e em inglês.
A minissérie dá para ser assistida em apenas uma sentada, apreciada como um especial de uma hora de duração. Aliás, a partir de fevereiro de 2020, Ultra Galaxy Fight terá a versão estendida de Koichi Sakamoto, o competentíssimo diretor de ação que já atuou em Power Rangers e recentemente na série de filmes Space Squad. Sakamoto produziu mais uma produção de alto nível e captou a essência da mitologia dos recentes heróis, com direito aos temas principais de suas respectivas séries.
A trama foi rápida, mas divertida e evidencia a aliança entre Ginga, Victory, X, Orb, Geed, Rosso e Blu. Todos eles irão se reunir em março do ano que vem em Ultraman Taiga The Movie: New Generation Climax. Ultra Galaxy Fight certamente serviu como aquecimento para o novo filme, afim de fortalecer ainda mais o potencial da franquia para novos espectadores. Se você ainda não assistiu, vale a pena maratonar.
Curiosamente, os dois primeiros episódios estão com legendas em português.