
Faltam poucas horas para a chegada do ano 2020. É o início de mais uma década. O futuro é uma página em branco, mas no longínquo ano de 1966, os roteiristas Tetsuo Kinjo e Kitao Senzoku escreveram um episódio de Ultra Q que aborda uma ficção que liga um fenômeno com o ano que está pra chegar.
2020 no Chosen, ou O Desafio do ano 2020, foi o décimo nono episódio da serie que precedeu Ultraman. Tudo começa quando jatos das Forças de Autodefesa do Japão são derrubados por um objeto voador. O fato é testemunhado pelo Tenente-Coronel Amano (interpretado por Akiji Kobayashi, o Capitão Muramatsu de Ultraman), mas seus superiores não acreditam e consequentemente foi demitido. Isso foi só a ponta do iceberg. Em seguida, uma série de desaparecimentos de pessoas começou a assustar a população de Tóquio.

Yuriko Edogawa (Hiroko Sakurai, a Akiko de Ultraman) testemunha o desaparecimento de uma mulher e começa a investigar. Durante a investigação, o protagonista Jun Manjome (Kenji Sahara) desaparece ao ser atingido por um misterioso líquido (gelatinoso), enquanto pilotava seu Cessna. A mesma criatura tenta atacar Yuriko em uma cabine telefônica, mas ela escapa graças a ajuda de um inusitado investigador chamado Udagawa. Ele está no encalço do alienígena Kemur, que está sequestrando humanos para disfarçar sua verdadeira forma.
O que isso tem haver com o ano que se aproxima é que Ippei (Yasuhiro Saijou) percebe que os acontecimentos estão relacionados ao romance “Desafio do Ano 2020”, escrito por um amigo de Udagawa. Ou seja, os humanos estão em cativeiro no planeta de Kemur, situado em outra dimensão, a 54 anos no futuro dos eventos desse episódio.
Yuriko é sequestrada por Kemur. Enquanto isso, Ippei e Amano descobrem no livro que Kemur só poderia ser derrotado por um raio de luz. Dr. Kanda é o inventor de uma arma que pode ser implementada na Torre de Tóquio. Agigantado, Kemur, o fantasma do sequestro, é atingido pelo raio e seu corpo se derrete e desaparece em seguida. Todas as pessoas sequestradas reaparecem em nossa dimensão. Pra fechar o episódio com certa graça, o excêntrico Udagawa desaparece ao pisar numa poça de líquido de Kemur.

Bin Furuya, o dublê do primeiro Ultraman e o oficial Amagi em Ultra Seven, interpretou Kemur. Furuya estave no Brasil em 2017 como atração de CCXP, ao lado dos atores de tokusatsu Kenji Ohba (Gavan) e Austin St. John (Jason de Power Rangers). Kemur reaparece no episódio 33 de Ultraman, junto com os aliens Mefilas, Zarab e Baltan. O personagem deu as caras em várias outras séries Ultra e sua aparição mais recente se deu em 2015, no episódio 16 de Ultraman X (atualmente disponível na plataforma de streaming Crunchyroll). No novembro de 2018, o episódio 2020 no Chosen foi relançado em Blu-ray pelo projeto ULTRAMAN ARCHIVES e ainda contou com materiais exclusivos.
Vale a pena (re)visitar esse episódio de Ultra Q e é perfeito para quem quer assistir algo na madrugada de réveillon. E tenha cuidado para não pisar em qualquer poça de lama por aí. O líquido de Kemur pode estar em qualquer lugar e você pode estar preso numa dimensão paralela.
*Escrevi essa resenha sobre Ultra Q, que teve a participação do meu amigo Danilo Modolo do canal TokuDoc.