Band precisa evitar cortes e zoom desnecessários com Jaspion e cia

changeman-eyecatch
Os eyecatches de Changeman fazem falta na Band | Reprodução

Se você me acompanha nas redes sociais, deve ter visto que estou entre os fãs mais animados pelo sucesso de Jaspion, Changeman e Jiraiya na Band. Torço para que a emissora do Morumbi continue alcançando bons índices de audiência e também que a Sato Company possa planejar mais comerciais para serem veiculados durante os intervalos (isso também é importante para que os produtos permaneçam na grade).

E não é porque eu apoio exibições oficiais que eu não vou apontar pontos negativos. No caso, são o zoom na imagem e os cortes nos episódios.

Veja: não há necessidade em esticar as imagens, pois o formato original (4:3) pode ser exibido normalmente. Chaves no SBT é um ótimo exemplo disso, como falei em outro texto. A Band poderia deixar as barras laterais pretas ou inserir um papel de parede temático. O widescreen improvisado segue cortando os nomes que aparecem na abertura e nos momentos em que “novos” personagens aparecem. E por sinal, as cores e o áudio receberam tratamento. Não deixa de ser uma compensação aos materiais que estão nas mãos da Sato.

Quanto aos cortes, esses sim incomodam bastante. Por exemplo, num dos episódios deste domingo (29), Changeman foi bruscamente para o break comercial no meio de uma cena, antes do ponto onde os eyecatches (vinhetas de intervalo) vão pro ar. Falando em eyecatches, nem isso vai pro ar. Às vezes escapa o áudio do mesmo momento quando pula pra cena seguinte. Outra coisa que não dá pra entender: a narração final de Changeman é cortada e de Jiraiya não. Qual o problema? E até Jaspion teve cortes durante alguns diálogos. E pô, assim como os eyecatches, os temas de encerramento e até os previews dos episódios seguintes fazem falta.

Nem mesmo a saudosa/extinta Rede Manchete fazia isso. Apesar de algumas falhas e adaptações, ela fazia o possível para rolar os episódios e fechar o slot de meia hora com comerciais. A Band poderia fazer isso. Quem sabe isso mude com a possível migração dos clássicos para as tardes de domingo, não é?


3 comentários sobre “Band precisa evitar cortes e zoom desnecessários com Jaspion e cia

Deixe um comentário