Zenkaiger é o “Decade” das séries Super Sentai?

Zenkaiger estreou neste domingo (7) | Foto: Divulgação/Toei

Kikai Sentai Zenkaiger é mais uma série comemorativa da franquia Super Sentai e apresenta uma formação inédita, onde temos um novo líder da cor branca pela terceira vez (anteriormente vimos isso acontecer em JAKQ e Kakuranger). Mais do que isso, a nova equipe é formada por um humano e quatro robôs, chamados de Kikanoides e com a capacidade de se agigantarem.

Primeiro episódio geralmente causa impacto e boa impressão. Zenkaiger transmite isso, graças às referencias de outras séries, à trilha sonora de Chumei Watanabe e até mesmo ao mundo conturbado pelos vassalos da dinastia Tojitendo. Falando em mundo, a nova série pretende adotar a narrativa de mundos paralelos. Algo visto em Kamen Rider Decade e Kamen Rider Zi-O, que foram séries comemorativas dos motoqueiros mascarados.

Quem viu Decade e Zi-O sabe que ambas são extremamente confusas. Receio que o mesmo possa acontecer em Zenkaiger. Se cada Super Sentai possui seu próprio mundo paralelo, como explicar os crossovers nos filmes “versus” ou mesmo em Space Squad? Veremos versões alternativas de cada uma, como na época do “destruidor de mundos”?

Na minha recente coluna no site JBox, escrevi sobre o filme Gaoranger vs. Super Sentai, que homenageou todas as séries da franquia até aquele momento. Na ocasião, citei encontros anteriores como no primeiro episódio de Turboranger, por exemplo. Já tivemos outras comemorações como Gokaiger, que soube respeitar a cronologia. Pra não dizer que Super Sentai foi uma franquia sempre certinha com isso, teve lá um especial de primavera entre Ninninger e Kamen Rider Drive, que ignorou a possível coexistência já mencionada em encontros anteriores.

A questão dos mundos paralelos pode ser mais convincente com as respectivas tramas dos Kikanoides, já que a terra natal deles foi dominada por Tojitendo. No mais, tudo isso será explicado com o passar do tempo. E não deve demorar muito para entendermos a origem das medalhas que representam cada Sentai.

Zenkaiger não teve a melhor estreia de uma série Super Sentai, mas tenta ser divertida. Tem um seguimento mais infantilizado, como acontece nos últimos anos, o que pode afastar alguns fãs da velha guarda. Porém as invocações das equipes lendárias deverão garantir boas comemorações dos fãs nas redes sociais. Só nos resta torcer para que a Toei faça algo mais coerente possível.


Deixe um comentário