
A fansub americana TV Nihon foi notificada pela Toei na semana passada, por disponibilizar episódios de várias séries Kamen Rider e Super Sentai nos últimos anos. Com isso, vários países poderão ficar sem assistir Kamen Rider Saber e Zenkaiger a partir desta semana, isso por meios alternativos.
Não vou entrar nos méritos de legalidade ou não, mas tais séries da Toei não seriam populares nos nichos de outros países fora do Japão se não fosse o trabalho braçal das fansubs, certo? Não apenas elas, mas vários produtores de conteúdo, que acompanham semanalmente essas séries, também deverão ser impactados a curto-médio prazo.

A Toei não está errada em reivindicar por seus direitos, entenda. Mas ainda falta uma atitude mais visionária por sua parte. A Tsuburaya já deu uma guinada há algum tempo, embora episódios de determinadas séries fiquem disponíveis por apenas duas semanas.
Demorou bastante para a Toei enxergar a necessidade de criar um canal para o público ocidental no YouTube. O canal Toei Tokusatsu World Official existe há um pouco mais de um ano e tem apenas 238 mil inscritos.
É pouco para um bom acervo que está disponível e que está em atualização quase que diária. O problema é que o canal só disponibiliza legendas em inglês (com tradução automática para português e outros idiomas) somente nos dois primeiros episódios de cada clássico das décadas de 60 a 90. A audiência dos vídeos variam ente 1 mil e 3 mil visualizações.
Com os episódios selecionados de Kamen Rider (em comemoração aos 50 anos da franquia) a história é outra. Neste fim de semana, por exemplo, foram lançados o primeiro episódio de Kamen Rider Super-1 e o primeiro de Kamen Rider Kiva. Até o momento desta publicação, ambos somaram 27 mil e 62 mil visualizações, respectivamente. É questão de pouco tempo para cada um bater as 100 mil visualizações. Se não fosse as legendas em inglês, o resultado seria inferior. Os números seriam parecidos com os clássicos da programação regular do canal.

Mas parece que Shinichiro Shirakura, produtor da Toei, não está muito preocupado com os números ou com resultados. Ou talvez ele esteja mesmo focado em criar uma série comemorativa de outra franquia e voltada para pessoas com baixo QI. Talvez seja por isso que Decade e Zi-O são séries bem nonsense?
Brincadeiras à parte, a Toei ainda precisa urgentemente (e pra ontem) disponibilizar as séries atuais/recentes de Kamen Rider por simulcast – tradução (quase) simultânea. Conceito trabalhado há tempos por plataformas de streaming como Crunchyroll e Funimation. Ah, não citei Super Sentai por causa dos direitos de toda a franquia que pertence à Hasbro.
Pode ser que essa notificação seja um indício de algum projeto de expansão da Toei. Caso contrário, ela mesma perde por não investir nesses projetos e o público também por não ter um material oficiais acessíveis da casa.
Fui um dos primeiros a ficar empolgado quando a toei abriu seu canal de youtube com aquele acervo de classicos do Japão, mas o banho de agua fria veio logo em seguida com simplesmente zero legendas depois de dois episódios do mesmo. Qual a ideia desse canal ser WORLD se você vai deixar com idioma que 99% do mundo desconhece? Toei ta precisando perder relevância pra sentir necessidade de conquisar o público…
CurtirCurtir