Setembro: mês das estreias que NÃO aconteceram no YouTube

Quem não esperou por uma estreia de Ultraman Tiga no canal da Tsuburaya, né? | Foto: Divulgação/Toei

Outro dia eu escrevi este texto dizendo que a Toei deveria aproveitar seu canal oficial no YouTube, o Toei Tokusatsu World Official, para lançar um simulcast de Kamen Rider Revice. Pois bem, setembro chegou, a série estreou no Japão e até agora nada tão grandioso aconteceu por aqui.

Já era meio que esperado, né? Mas talvez pudesse rolar uma surpresa. Nunca se sabe. A Toei continua lançando episódios selecionados das séries Kamen Rider aos sábados, a partir do meio-dia (de Brasília). Até agora foram lançados os dois primeiros episódios da série clássica de Kamen Rider (de 1971) até Kamen Rider Ghost (de 2015). A previsão é para que os lançamentos terminem entre novembro e dezembro.

Kamen Rider Revice deverá fortalecer a rivalidade entre os irmãos Igarashi

Ultraman Trigger começa a desvendar o grande quebra-cabeça da trama

Para não dizer que não houve nada especial em setembro no canal Toei Tokusatsu, o filme Kamen Rider × Kamen Rider Fourze & OOO: Movie Taisen Mega Max estreou no dia 3 e ficou no ar por uma semana. Em tempo, já era dia 4 de setembro no Japão, data em que Kamen Rider Fourze completou 10 anos de estreia no Japão.

Outra grande estreia que não aconteceu no YouTube foi de Ultraman Tiga, no canal oficial da Tsuburaya. Quem acompanha diariamente os lançamentos por lá, que incluem clássicos e até a atual série Ultraman Trigger: New Generation Tiga (se atualiza, Toei!), provavelmente deve ter esperado algum lançamento da série de 1996.

Tiga completou 25 anos no dia último dia 7. Naquele dia, houve um lançamento da série via streaming, mas somente no Japão. Pra ser mais exato, na plataforma Tsuburaya Imagination. O primeiro episódio foi lançado no YouTube, mas está indisponível por aqui e certamente em outros países também. Por parte da Tsuburaya, é compreensível. A empresa quer valorizar o produto agora (liberando todos os 52 episódios de uma vez para os japoneses) para lançar mundialmente num futuro próximo, talvez (com um episódio por semana). É business.

Agora, voltando ao caso da Toei, não dá para esperar menos. Ela demorou vários anos para lançar um canal no YouTube e entender que há uma demanda de fãs de tokusatsu fora do Japão. Lançou em abril de 2020, tem um ótimo acervo (incluindo séries difíceis de serem encontradas em fansubs), mas as legendas em inglês estão disponíveis apenas nos dois primeiros episódios de cada série.

E é sempre bom lembrar que os clássicos tem menos visualizações em comparação aos episódios selecionados de Kamen Rider, que possuem legendas em inglês e conseguem passar de 10 mil ou mesmo 100 mil visualizações. O que está faltando para a Toei dar um grande salto para o futuro?


Deixe um comentário