
O episódio de Ultraman Trigger desta sexta (15) foi focado no Alien Marluru, que é visivelmente inspirado no Alien Metron, vilão que apareceu pela primeira vez no episódio 8 de Ultra Seven (e foi inspirado para a criação do monstro Genium, aquele do episódio 37 de Changeman). Como já tínhamos visto no preview, houve referência à cena em que Dan Moroboshi e Metron se sentam à mesa para conversar antes da luta entre os dois ao pôr do sol.
Marluru assumiu um caso interno da GUTS-Select, onde os demais integrantes se tornam suspeitos pelo (suposto) desaparecimento do Capitão Seiya Tatsumi. O alienígena de aparência infantil – e dotado de grande inteligência – também havia mencionado que ele tinha uma dívida com o Capitão.
Daí ficamos sabendo como Marluru entrou na equipe anti-monstros numa cena de flashback, na beira do rio. Provavelmente esta mesma cena foi inspirada em um filme da série Otoko wa Tsurai yo, pois tanto as roupas quanto a mala de Marluru estariam representando o protagonista Tora-san. Não teve o tradicional monstro da semana, mas foi uma paródia do Junichiro Ashiki, roteirista deste episódio, das suas próprias obras sobre investigação.
Parte desse episódio também serviu como recapitulação dos principais eventos da série até o momento. Aliás, serviu mais pra fechar o cours (palavra francesa que significa curso, representando as temporadas de exibição no Japão, equivalentes às quatro estações do ano) dos primeiros 13 episódios – de um total de 25.
E vimos Ignis roubar um protótipo da GUTS Sparklence, ouvir conversas dos integrantes da GUTS-Select e até mesmo roubar dados gravados no sistema da nave-mãe Nursedessei. Embora tenha sido um alívio cômico, não dá para descartar esse episódio, pois, além das referências, serviu como transição para o próximo cours. É a ponta do iceberg do que está por vir nas próximas 12 semanas.
Em tempo, Ashiki é quem assina os roteiros dos próximos dois episódios, que terão a participação do malaio Ultraman Ribut e a primeira aparição de Absolute Diavolo, que será o vilão principal em Ultra Galaxy Fight: The Destined Crossroad. Aliás, a nova minissérie está prevista para estrear em algum momento de 2022. Meu palpite é que a data de estreia seja divulgada entre os dias 29 e 30 de outubro, quando esse arco duplo chegará ao fim. Quem sabe a estreia fique para janeiro ou fevereiro né? Vamos aguardar.