
Depois do anúncio de ontem do filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME, os fãs de tokusatsu amanheceram hoje com mais uma aquisição da Sato Company. O clássico Kamen Rider Black RX, exibido pela extinta Rede Manchete entre 1995 e 1997, aparece no site oficial da distribuidora.
Ainda não há informações sobre data de lançamento e onde será exibido. O site informa que os episódios estarão na versão legendada, esperado uma vez que ainda não houve acerto entre a Sato Company e os dubladores das séries antigas sobre seus respectivos direitos conexos.
Polêmicas à parte, o retorno do filho do Sol só foi possível graças… à Disney. O fato é que o atual contrato permite que a Hasbro, a atual dona de Power Rangers, utilize a mitologia de Masked Rider em qualquer tipo de mídia, uma vez que ela é uma criação da antiga Saban Entertainment. Porém não pode comercializar a série nipo-americana de 1995, já que o contrato foi expirado em 29 de setembro 2005 e a casa de Mickey Mouse não renovou. O contrato pode ser visto no fórum Rangerboard.
Por isso, o Rei Lexian apareceu em 2019 nos quadrinhos de Power Rangers. Em tempo, os contratos de VR Troopers e Beetleborgs, as adaptações gringas das série Metal Hero, são vitalícios.
Vale lembrar que tanto Black RX quanto Masked Rider chegaram a ser exibidos naa mesma época por aqui, no final dos anos 90, pois houve uma negociação entre as extintas Tikara Filmes (antiga detentora da série original no Brasil) e a Saban Entertainment (criadora da adaptação).