
Tenho que começar esta resenha dizendo o seguinte: definitivamente não tem Zenkaiger da vida que supere a grandiosidade dos piratas do espaço. Ten Gokaiger, o filme comemorativo de 10 anos da série Kaizoku Sentai Gokaiger, estreou nos cinemas japoneses em 12 de novembro. O lançamento em vídeo vai acontecer no Japão em março de 2022. Mas, para a nossa alegria, chegou de surpresa por meios alternativos.
E que grata surpresa! Ten Gokaiger tem apenas 61 minutos de duração e a trama é tão boa de um jeito que o espectador não vê o tempo passar. A impressão é que a metragem teve mais tempo. O suficiente para contar como Capitão Marvelous e os antigos tripulantes do Gokai Galleon estavam depois de tanto tempo. Tanto os atores quanto seus respectivos personagens estavam praticamente do mesmo jeito que uma década atrás. É como se o tempo não tivesse parado para eles, pois continuam cativantes como em 2011.
Como admirador da atriz Yui Koike, tenho que destacar que ela ainda transmite aquela mesma graciosidade de Ahim de Famille/Gokai Pink, além de mostrar seu lado mais guerreiro e sem deixar de lado a nobreza que sua personagem sempre carregou. Está mais que encantadora!

Mas vamos à análise da trama. O pano de fundo é um jogo chamado Super Sentai Derby Colosseum, onde os heróis multicoloridos se tornam elementos de apostas para os terráqueos. Tudo isso em nome da defesa da paz na Terra. É interessante por ver adultos e até crianças acompanhando as competições e sabendo os nomes dos heróis de cor e salteado. A repercussão é parecida com a do jogo Pokémon Go há alguns anos. É como um sonho (entendedores entenderão esta expressão).
Depois da minissérie Super Sentai Strongest Battle!! (2019), não tem como o espectador mais assíduo não desconfiar que tenha algo suspeito. É por essa razão que Marvelous retorna à Terra para desafiar a administração do jogo, a fim de conquistar um determinado objetivo.
Marvelous aparece com tapa-olho, mas essa é uma questão que fica no ar. Talvez um pretexto da produção para simbolizar (ou mesmo estereotipar) o Capitão. E outra questão é como as Ranger Keys foram capturadas? Houve consenso dos heróis para tal? O que se sabe, como foi divulgado meses antes da estreia, Gai Ikaki/Gokai Silver está envolvido com o Coliseu.

Ten Gokaiger pode ser uma porta de entrada para quem não viu nada da série de TV, mas só quem acompanhou essa e principalmente as mais recentes séries Super Sentai vai captar fortes referências, principalmente durante os diálogos. O filme teve várias participações especiais como Hiroya Matsumoto (Magi Yellow em Magiranger e Beet Buster em Go-Busters), Tomokazu Seki (narrador e voz dos equipamentos em Gokaiger), Rikako Sakata (Miu Kazashiro em Kamen Rider Fourze), Jun Yamazaki (Toru Hojo em Kamen Rider Agito), entre outros.
Não dá pra deixar de citar Kei Hosogai, que havia interpretado o vilão Basco em Gokaiger e atualmente está em Ultraman Trigger: New Generation Tiga como o anti-herói Ignis. Ele aparece como um locutor do Coliseu, mas não tem como a gente não lembrar de seu antigo personagem (e nem do atual da outra série). Agora, eu destaco Metal Yoshida, o Oren Pierre Alfonso/Kamen Rider Bravo em Kamen Rider Gaim, que se superou sendo um alívio cômico em certos momentos e revelando que pode interpretar outro tipo de personalidade. Fator surpresa para quem ainda não assistiu.
Gokaiger é uma série que nasceu clássica por resgatar heróis do passado. E agora, no presente, todos os seis astros principais são resgatados para mais uma aventura. Como disse a jornalista Mishio Suzuki em sua coluna publicada no jornal The Japan News, reuni-los “é quase um milagre“. Ten Gokaiger é uma preciosidade e tanto para os amantes de Super Sentai. Um grande presente para o público que sempre quis vê-los novamente depois de algumas aparições pós-série. O tempo provou que nossos heróis envelheceram muito bem.