Toshiki Inoue vai salvar Donbrothers da chatice das séries Super Sentai?

Donbrothers estreia em março de 2022 | Foto: Divulgação/Toei

Para os fãs mais entusiastas de Super Sentai, assistir Zenkaiger é uma diversão. Para outros (como é o meu caso), é uma dureza acompanhar uma trama excessivamente infantil, apesar de ter boas referências às demais séries da franquia. A atual série chega ao fim em 27 de fevereiro e será substituída por Avataro Sentai Donbrothers, a partir de 6 de março.

Por sinal, Donbrothers será indiretamente uma sequência de Zenkaiger. Mais ou menos como Sun Vulcan (1981) foi para Denziman (1980), que teve a Rainha Hedrian como elo entre as duas séries clássicas. O que sabemos até agora é que Don Momotato, o possível líder da nova equipe, vai aparecer no episódio 42 de Zenkaiger, previsto para ir ao ar na TV Asahi na manhã do dia 9 de janeiro. Isso sem contar que os Donbrothers (esta é a segunda equipe da franquia a ser referida no plural) terão Gears, assim como a atual equipe. É mais brinquedo pra vender no mercado japonês.

Agora, o visual dos heróis é um tanto estranho, principalmente do Inu Brother (o Ranger Preto do time), que parece mais uma mascote ou algo do tipo. Mas visual zoado não é necessariamente sinônimo de série ruim. Quero acreditar que aprendemos essa lição com Kamen Rider Ex-Aid, que tinha um visual estranho e provou ser uma série cativante e de deixar o espectador na ponta do sofá, esperando a próxima semana para saber o que aconteceria.

Fico mais confiante em saber que o veterano Toshiki Inoue será o roteirista de Donbrothers. Ele é nada menos que o roteirista principal de Jetman, a série Super Sentai de 1991 que é aclamada até hoje por atrair um público mais velho, graças aos romances e reviravoltas na trama.

Inoue não participa da franquia desde quando contribuiu para o episódio 28 de Gokaiger, que serviu como tributo a Jetman e foi ao ar em 4 de setembro de 2011. Ele havia aceitado o convite da Toei à época, mas desde que Toshihide Wakamatsu voltasse a interpretar Gai Yuki/Black Condor (o bad guy que era praticamente o Jece Valadão da franquia, por causa do seu jeitão meio cafajeste, digamos assim).

É claro que uma série como Jetman é especial e sem igual (em que pese alguns episódios dispensáveis). Temos que considerar também que os tempos são outros. As séries antigas de Super Sentai tinham também suas “cotas” de infantilidade, é claro. Só que elas são mais interessantes que certas séries mais recentes da franquia. Tem sim boas séries Super Sentai dos últimos 20 anos pra cá, assim como também há outras bem entediantes, como é o caso de Zenkaiger.

Resta sabermos se Inoue, um roteirista que adora explorar personagens (como no mangá de Kamen Rider Kuuga, por exemplo), fará diferente. Veja, o fato de ele ser um roteirista renomado por escrever Jetman, Kamen Rider Agito e Kamen Rider 555 (Faiz) não o obriga necessariamente a transformar Donbrothers numa série dramática. Vamos lembrar que ele também escreveu para algumas séries com teor mais cômico como Changéríon (1996), por exemplo.

Ele certamente atenderá certas necessidades para que a franquia continue sendo atrativa para o público infantil. Mas Inoue está com a faca e o queijo na mão para não deixar Donbrothers cair na mesma chatice que é seu antecessor. Espero que ele deixe uma marca importante com sua volta.


Um comentário sobre “Toshiki Inoue vai salvar Donbrothers da chatice das séries Super Sentai?

Deixe um comentário