
Outro dia eu assisti ao vídeo do canal TokuDoc, do amigo Danilo Modolo, sobre a volta de Kamen Rider Black RX ao Brasil. Ele mencionou na ocasião sobre a questão da dublagem da série clássica, que a Sato Company estaria negociando para disponibilizar na plataforma de streaming Prime Video, onde estreou neste sábado (8).
Danilo informou que, segundo a Sato Company, há alguns dubladores que não foram pagos por estarem “cobrando uma exorbitância ou não querem falar sobre o assunto“.
Hoje cedo o grupo Resistência Tokusatsu, do amigo Bone Lopes, compartilhou via Instagram um trecho de um comunicado sobre as dublagens. Eis a mensagem:
Reiterando o que eu já escrevi em outros textos: a Sato Company poderia ter evitado esse problema com os direitos conexos desde o começo. Ao menos a distribuidora fez sua parte, procurou regularizar a situação e conseguiu pagar boa parte dos dubladores.
Mas para as dublagens de Black RX e outras séries clássicas que a Sato possui direitos depende de outra parcela de dubladores. Agora não depende apenas de um lado.
Particularmente eu não tenho problemas em assistir uma série legendada. Curto também a versão brasileira e, como espectador, sinto falta dessa opção. Fica também minha torcida para que todo esse rolo seja resolvido entre ambas as partes e da melhor maneira possível.