
Um rumor é sempre um rumor até que se torne concreto. Existem casos em que boatos se tornam realidade e outros em que nem se confirmam. No caso da tal redublagem de Jaspion, fico mais tranquilo em saber que nada disso se tornará realidade.
Mesmo que o projeto fosse real, minha opinião não mudaria. Como eu escrevi há poucos dias neste blog, não faria sentido redublar a série, uma vez que a versão brasileira está pronta há várias décadas. Um projeto assim seria rechaçado pela imensa maioria dos fãs e por motivos óbvios. Melhor assim.
Isso também vale para outras séries tokusatsu da época da saudosa Manchete, que atualmente estão licenciadas no Brasil. Eu até entendo que alguns fãs gostariam de uma redublagem de Jaspion, Kamen Rider Black RX ou qualquer outra série tokusatsu para tentar “resolver” ou “compensar” de alguma forma o impasse dos direitos conexos. Mas isso geraria mais gastos e mais problemas com os fãs mais antigos, que não aceitariam uma nova versão. Eu sou um dos tais.
Esse boato sobre a redublagem de Jaspion acabou sendo um ruído de comunicação, mas graças a Deus que tudo foi esclarecido. Aproveito para fazer uma defesa aos amigos Bone Lopes e Danilo Modolo, dos canais Resistência Tokusatsu e TokuDoc, respectivamente, os quais conheço há mais de cinco anos e os respeito tanto como pessoas quanto como comunicadores.
Bone tem suas fontes ligadas à dublagem que chegaram a confirmar que Letícia Quinto havia mesmo interpretado Anri. Foi um equívoco dela e das fontes. Compreensível. Temos que considerar que dubladores interpretam vários personagens e é natural que eles não se lembrem de todos eles. Eu mesmo já conversei com um dublador veterano que infelizmente não lembra mais dos dois heróis do tokusatsu dos quais ele havia emprestado a voz.
Quanto ao Danilo, ele gravou o vídeo desta quarta (12) ainda no final de dezembro de 2021, dias antes da publicação do vídeo da Resistência sobre o caso. Vale frisar que tal rumor já circulava desde meados de novembro.
Tudo é questão de ouvir os dois lados da mesma história para chegar a um consenso. No mais, ainda bem que a tal redublagem de Jaspion não existe. Nem nasceu e já vai tarde.