
Em contato via e-mail, o produtor brasileiro de conteúdo Charles Kruger conversou com Shinichiro Shirakura, produtor e atual presidente da Toei Company sobre os rumores do fim das séries Super Sentai. No começo deste mês, Kohei Higuchi (21), ator que interpreta o protagonista Taro Momoi/Don Momotaro na nova série Avataro Sentai Donbrothers, fez um comentário que foi interpretado por muitos como se esta fosse a última produção (saiba mais aqui).
Shirakura respondeu o seguinte: “Independentemente de audiência ou de vendas, (a franquia) Super Sentai não vai acabar”. Ou seja, a fala de Higuchi se referia à sua determinação em interpretar o protagonista, como se Donbrothers fosse a última série da franquia.
Kruger ainda perguntou qual a atual faixa etária de Super Sentai. “O público alvo de Super Sentai, como sempre foi e nunca mudou, (é de) meninos de 3 a 6 anos. Mas estamos trabalhando para que seja visto por uma faixa etária mais ampla“, respondeu Shirakura.
Ao ser indagado sobre os planos de expansão de Super Sentai e Kamen Rider para o exterior. “Super Sentai já está espalhado pelo mundo todo como Power Rangers, mas de agora em diante vamos expandir os Kamen Riders“, afirmou o produtor, que frisou também que o filme Shin Kamen Rider (2023) pode ser uma oportunidade para expansão dos motoqueiros mascarados fora do Japão.
Sobre os 40 anos de Gavan, Shirakura conta que “atualmente está em andamento um plano de um novo filme” do herói, que será anunciado em breve (saiba mais aqui).
Sobre o fato de fãs do exterior assistirem às séries através de meios alternativos, o presidente da Toei afirma que os dirigentes se sentem “incomodados” com eles mesmos por não conseguirem criar uma plataforma que disponibilize estas séries de forma legal.
Assista ao vídeo na íntegra:
Pulando as respostas sobre Kamen Rider e Gavan, que já sabíamos e só tivemos uma confirmação pelo próprio Shirakura, que bom saber que as séries Super Sentai não vão acabar, pois o mundo jamais seria o mesmo, como diria o Patropi.
Parecia uma jogada de marketing da Toei pra tentar emplacar algum interesse do público em Donbrothers, que com apenas dois episódios já superou todo conjunto da obra de Zenkaiger. Agora, achei estranha a afirmação de Shirakura quando ele diz que as séries são voltadas para “meninos de 3 a 6 anos“.
Entendo que ele fale por ter uma visão comercial, que é bem distinta dos fãs. Mas cá pra nós: já tivemos enredos acima dessa faixa pré-escolar. Jetman, a série de 1991 que foi roteirizada por Toshiki Inoue, o mesmo da nova série Super Sentai, é um bom exemplo disso. O clássico atraiu um público formado por jovens e adultos, justamente por causa de sua temática mais séria.
Isso sem contar que as séries mais antigas da franquia também já tiveram teor de violência, drama, suspense e coisas do tipo. Há um abismo entre qualidade das séries antigas com as recentes. Então não dá pra dizer que Super Sentai sempre foi para crianças na idade pré-escolar. Changeman e Flashman, que são exemplos de séries mais famosas da franquia no Brasil, atraiam crianças de todas as idades.
Como eu escrevi acima, Shirakura tem uma visão comercial, o que não é ruim. Mas ele erra ao focar apenas numa faixa etária, que provavelmente é a que vende mais produtos da franquia, pelo menos nos últimos anos. Vamos lembrar que, até alguns anos atrás, o próprio produtor desacreditava do sucesso de Kamen Rider fora do Japão, pois, para ele, a franquia foi um fracasso por causa das adaptações ocidentais Masked Rider e Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão. Depois de uma boa conversa com os fãs nas redes sociais, Shirakura percebeu que Kamen Rider é rentável e agora está apostando em licenciamentos, inclusive para o Brasil.
É claro que as séries originais de Super Sentai estão longe de serem licenciadas novamente para fora do Japão, em respeito à Hasbro, que é detentora da franquia no Ocidente. Mas já que as produções estarão mesmo voltadas para o consumo local, Shiraura poderia ver o potencial de Donbrothers. Acredito que a série terá mais retorno para crianças de 7 anos pra cima do que com Zenkaiger. Sei que essa não é a faixa oficial, segundo Shirakura, mas Super Sentai sempre cativou fãs mais velhos. Quero acreditar que cada um de nós é uma espécie de Nobuo Akagi (o Akiba Red de Akibaranger).