Nem Netflix, nem Crunchyroll, nem ninguém precisa de uma segunda temporada da série 3DCG de Cavaleiros

Reboot agora é da Crunchyroll, mas quem liga? | Foto: Divulgação/Toei/Crunchyroll

Seja sincero: você realmente sentiu saudades de Knights of the Zodiac, a série 3DCG d’Os Cavaleiros do Zodíaco? Eu, pelo menos, não senti falta alguma depois de 2019-2020, quando os episódios da primeira temporada (dividida em duas partes) foram lançados exclusivamente pela Netflix. Até esqueci que existia.

Vamos combinar que a série é extremamente corrida, não desenvolveu bem seus personagens, criou elementos que não tem nada a ver com a obra de Masami Kurumada e não é tão emocionante quanto a boa e velha série clássica de 1986. Um exemplo disso foi a luta entre Shiryu de Dragão e Algol de Perseu, onde a emoção foi praticamente nula. Ou seja, não dá pra enfiar boa parte da saga do Santuário em 12 míseros episódios.

E nem vou mencionar sobre a Shun feminina, pois é compreensível, em parte, a adaptação, até por causa da figura mitológica de Andromeda. Mas nem ela salvou a adaptação.

A segunda temporada foi especulada nos últimos tempos, mas a Netflix não tinha anunciado nada a respeito. Nem mesmo a Toei havia comentado sobre isso até a semana passada, quando saiu uma confirmação oficial da segunda temporada. O interessante é que os novos episódios serão lançados ainda nesta temporada de verão (entre julho e setembro) pela Crunchyroll.

Possivelmente a Netflix abiu mão da exclusividade por causa de sua reestruturação, considerando que a plataforma teve uma brutal perda de assinantes no primeiro trimestre deste ano, cancelou animações e demitiu vários de seus funcionários. Por esse lado, não seria um bom negócio investir numa continuação de um reboot impopular de um dos animês mais importantes dos anos 80 e que fez bastante sucesso no Brasil durante os anos 90, ainda no auge da saudosa Manchete.

Por outro lado, a Crunchyroll é a principal referência de animês via streaming, ainda mais agora que absorveu boa parte do catálogo da Funimation. A aquisição do animê é meio que uma saída honrosa para fechar este ciclo que nem deveria ter começado. Pode ser um bom negócio para a Crunchy, mas nem o uso das imagens do animê clássico no trailer oficial vai atrair o público mais velho. O truque é manjado.

Mas pra quê investir numa versão que não deu muito certo? O resultado pode ser pior, com uma parcela do público se revoltando (e com razão) ou torcendo o nariz e buscando refúgio na série clássica – que não foi estragada e continua ilesa e imbatível como sempre. Tá na cara que a segunda temporada de Knights of the Zodiac tem tudo pra ser mais um fiasco. Dois erros jamais farão um acerto.


Deixe um comentário