
Tokusatsu é um gênero de produção tão legal, tão empolgante e tão contagiante que continua atraindo gerações de todas as idades. E aqui no Brasil, sendo mais específico, alguns sites especializados em entretenimento, que não são necessariamente de tokusatsu, acabaram encontrando uma fórmula ideal para ganhar mais engajamento.
Jornalismo é algo que exige apuração, investigação, análise, curiosidade e elementos similares para ter credibilidade e confiança do público. Mas há um certo fenômeno, digamos assim, que surgiu nos últimos dias sem as devidas bases para saber o que realmente procede.
Um bom exemplo disso é a tal notícia sobre o “ator de Power Rangers” que foi condenado à morte. Trata-se de Julius Deleon, de 42 anos, que foi condenado à morte pelo assassinato de um casal que ele teria cometido em 2004. Apesar da tragédia, boa parte da imprensa acabou atribuindo o ator à franquia.
Veja: Deleon afirmava ter participado do episódio 55 da primeira temporada do clássico Mighty Morphin Power Rangers, interpretando o garoto Roger. Na realidade, o personagem foi interpretado por Kosmin Parker. A verdade é que Deleon jamais fez um papel de Ranger e muito menos esteve na série. Nisso alguns sites pegaram a isca e um deles utilizou uma foto do filme do Go Go V (a.k.a. Power Rangers – O Resgate) com o Zeek, o sexto herói que jamais foi adaptado para a versão ocidental.

Eu pensei ter visto de tudo sobre o caso até que um site sobre cinema, que particularmente eu adoro, transformou o tal ator em um Ranger Vermelho da década de 1990.
“John Julius Jacobson Jr. – agora com nome Skylar Julius Deleon –, que interpretava o #PowerRanger vermelho na série dos anos 90, e a esposa foram condenados à morte na Califórnia, nos EUA, por duplo homicídio.”
Oi??? Custava tempo pra pesquisar nomes de atores que estiveram em respectivas temporadas de Power Rangers pra checar se realmente Deleon esteve em alguma? Vamos lembrar também que, em 2019, surgiu um boato da própria imprensa sobre um suposto dublê do Ranger Verde que foi preso por invadir casas e roubar milhões de ienes.
Eu mesmo disse à época que esse tipo de compartilhamento reflete a má vontade dos próprios veículos que publicaram, pois faltou apuração. Aliás, o caso aconteceu cinco anos antes do tal “furo de reportagem” feito no Brasil. Mas, como eu disse aqui na ocasião, Power Rangers é tudo “a mesma coisa” para leigos e desavisados, não é mesmo?
Tem mais: outro assunto que viralizou no começo da semana foi sobre a tal aquisição de tokusatsu pela RedeTV!, simplesmente por causa de uma possível parceria entre a emissora e a distribuidora Sato Company.
“Segundo informações obtidas pelo Estreia na TV e também através do Twitter de nossos amigos e parceiros o TV Kids vai voltar a grade da RedeTV! com os Tokusatsu para alavancar a audiência da emissora, a ideia da emissora seria tirar o horário da IURD das 17h00 e vender o horário do 12h00 para Igreja, e às 17h00 colocar o retorno do TV Kids, até o nome de Yudi Tamashiro está sendo cotado para apresentação do Programa.”
Oi??? Que eu saiba, pra passar na RedeTV! ou em qualquer outra emissora de TV aberta, no mínimo teria que ter dublagens, que permanecem suspensas devido ao problema com os direitos conexos. Tenho minhas dúvidas sobre essa suposta volta do tokusatsu à TV.
Eu não estou duvidando de uma parceria entre a Sato e a RedeTV!, o que pode ser verdade. Mas quem acompanha a movimentação da distribuidora sabe que ela trabalha com outros tipos de produtos além de tokusatsu e animês. E mais especificamente sobre tokusatsu, ela está trabalhando com boa parte do acervo na versão legendada. Pode ser que alguma série da franquia Kamen Rider passe por lá, talvez nas madrugadas. Ainda assim não seria um bom negócio para a emissora de Alphaville.
Parafraseando a canção da banda Legião Urbana, a minha pergunta que fica no ar é: que jornalismo é esse? E brincando com um trecho de outra música, no caso de José Augusto: pra que saber nomes, saber sobre datas, eles são iguais a tantos, os heróis já foram amados.
Brincadeira à parte, não é de hoje que a nossa imprensa não especializada se aventura num faz de conta sobre tokusatsu. Qualquer “boneco” pode ser Jaspion, Jiraiya ou Power Rangers. Tanto faz se a série voltar ou não pra TV, pois o que achamos que vai acontecer virou manchete (sem trocadilho).
E o que vai ser o tempo vai dizer… Ou talvez os “detalhistas malucos” bem informados esclareçam tais desinformações.