
Na noite de 15 de setembro de 1997, a extinta Rede Manchete exibia o primeiro episódio do anime esportivo Super Campeões. A série foi exibida inicialmente de segunda a quinta, às 19h – logo após Yu Yu Hakusho.
Para celebrar a chegada da Copa do Mundo de 1998, na França, a extinta distribuidora Samtoy (a mesma de Os Cavaleiros do Zodíaco) trouxe a mais recente produção, até então, da franquia Captain Tsubasa, criada pelo mangaká Yoichi Takahashi. No caso, a série Captain Tsubasa J.
Super Campeões conta a saga de Oliver Tsubasa (Ozora Tsubasa, no original), um garoto que sonha em ser um jogador profissional de futebol e ir para o Brasil. Roberto Maravilha (Roberto Hongo), um ex-jogador brasileiro, passa a treinar Oliver e acompanhá-lo em sua jornada.
Esta segunda adaptação – a série original é de 1983 e inédita no Brasil – foi produzida pelo Studio Comet e rendeu 47 episódios exibidos originalmente pela Fuji TV, entre 21 de outubro de 1994 e 22 de dezembro de 1995. Curiosamente, o episódio 37 mostra Oliver jogando no Brasil pelo São Paulo (Sãopas) e rivalizando contra Carlos Santana, do Flamengo (Flonoria).
Super Campeões foi o último animê inédito exibido na Manchete e foi ao ar até 27 de setembro de 1998, uma manhã de domingo, quando a emissora já sentia os primeiros sinais de sua última crise, que culminou na sua extinção em maio do ano seguinte. Foi também o último anime com dublagem da também extinta Gota Mágica, de São Paulo. Mário Lúcio de Freitas, dono do estúdio, emprestou sua voz para o narrador, que foi adaptado ao estilo dos narradores esportivos do Brasil.
Atualmente, a série Super Campeões – Rumo ao Sonho (Captain Tsubasa: Road to 2002; de 2001) está disponível no Prime Video. E a mais recente adaptação de Captain Tsubasa (de 2018) está disponível tanto no Prime Video quanto na Crunchyroll.