
No último fim de semana, a Tsuburaya finalmente lançou o aguardado curta-metragem Ultraseven IF Story: The Future 55 Years Ago, que é uma trama alternativa que mostra o Dan Moroboshi do passado vindo para o nosso presente, em 2023.
O mini filme conceitual tem ligação com o episódio 17 de Ultraseven (intitulado no Brasil como Vá para o Subterrâneo!), exibido originalmente no Japão em 28 de janeiro de 1968. Portanto, há pouco mais de 55 anos. Foi neste episódio onde conhecemos Jiro Satsuma, um bravo trabalhador mineiro salvo por Seven, no momento em que o herói chegou ao nosso planeta.
Ao salvar a vida de Satsuma, Seven assumiu a aparência humana do jovem, adotou o nome de disfarce como Dan Moroboshi e depois passou a ser um oficial do Esquadrão Ultra.
Curiosamente, IF Story também tem ligação com o episódio 6 de Ultraseven (Zona Obscura), já que Moroboshi veio para 2023 devido a um paradoxo do tempo criado por Alien Pegassa, para evitar um acidente ocorrido há 55 anos.
A premissa em si é interessante, mas era sabido que a duração de IF Story seria de apenas 7 minutos. Essa limitação de tempo acabou não compensando a expectativa que tínhamos desde o anúncio oficial em maio passado. Ou seja, foi um especial feito sem a pretensão de explicar.
Claro que existe algum tipo de elo entre 1968 e 2023, colocando Moroboshi ao lado de Satsuma. Ou mesmo uma forte ligação entre o herói e Anne Yuri, que transcende o espaço-tempo.
Na trama, Moroboshi é mantido como refém de Alien Pegassa e passa todo o especial contando como Moroboshi veio parar em nosso tempo e o que aconteceu com Anne. E nada mais, além disso, já que a trama não-canônica veio para deixar perguntas sem resposta.
Ultraseven IF Story: The Future 55 Years Ago chama atenção por trazer novamente o veterano Kohji Moritsugu (ator que interpretou Moroboshi na série clássica) como Satsuma. Aliás, Moroboshi e Anne do passado são interpretados por Moritsugu e Yuriko Hishimi, respectivamente. Só que, obviamente, ambos foram rejuvenescidos digitalmente, uma vez que seus personagens foram representados em formas de avatares virtuais.
O retorno de dois dos astros principais de Ultraseven, além das referências e BGMs originais evocam toda uma aura do passado, com breves atualizações. Ainda assim IF Story deixa a desejar e poderia ir além do que esperávamos, podendo ter uma duração maior e um desfecho digno.
Como se trata de um especial que mostra uma visão alternativa da obra original, não fará muita diferença. O material com certeza servirá como divulgação para antigos e novos fãs do gigante vermelho. Mas bem que valeria a pena ver o que realmente poderia ter acontecido com Moroboshi e Anne perdidos em nosso tempo e se esforçando para tentar entender esse paradoxo.
Como eles poderiam voltar para 1968? Será que eles ficariam perdidos em nossos dias atuais? Jamais saberemos.
Assista Ultraseven IF Story: The Future 55 Years Ago na íntegra: