Diretor de ‘Ultraman Arc’ foge do clichê dos episódios iniciais como estratégia

Arc contra o kaiju Digelos | Divulgação: Tsuburaya

Se você assistiu ao terceiro episódio de Ultraman Arc, exibido mundialmente nesta sexta (19), deve ter notado algumas diferenças cronológicas em relação ao primeiro episódio, que causou um ótimo impacto nos espectadores. Só que, desta vez, a Tsuburaya fugiu do velho padrão de episódio inicial, deixando a série ainda mais atrativa.

O episódio deste final de semana inverteu um pouco a ordem cronológica. No início, achei estranho e pensei que fosse uma versão alternativa da origem de Arc. Depois, vimos que era um sonho do protagonista Yuma Hize, mas há uma explicação para isso.

Sabemos que o novo Ultraman chegou à Terra três meses antes do primeiro episódio. Portanto, este terceiro episódio se passa no dia 1º de abril de 2024, data do início do ano fiscal e do ano letivo no Japão. Deu pra notar também que foi o primeiro dia de Yuma como membro da SKIP. Nenhuma menção ao herói gigante até a batalha contra Monogelos (a versão original de Digelos, um dos kaiju que apareceram no primeiro episódio).

Em entrevista ao portal japonês animate Times, publicada neste sábado (20) logo após a exibição do episódio pela TV Tokyo, o diretor Takanori Tsujimoto comentou que o público já está acostumado com o clichê em que o hospedeiro conhece o Ultraman e aprende como se transformar logo no primeiro episódio. Ele achou que isso poderia ser cansativo. Portanto, se esse fosse o primeiro episódio de Arc, não teria a mesma graça da estreia.

Tsujimoto conta na mesma entrevista que fez referência à abordagem usada por séries de TV estrangeiras, que começam com flashbacks sem qualquer explicação. Inclusive, o primeiro episódio não menciona que os eventos ocorrem três meses antes. É possível que isso tenha sido feito propositalmente, já que é um sonho de Yuma sobre algo que já aconteceu.

O que parecia ser um episódio isolado de Ultraman Arc acabou nos surpreendendo novamente. Isso é apenas a ponta do iceberg, pois Tsujimoto certamente está guardando mais surpresas para a nova série. Isso está ficando cada vez mais divertido.


Deixe um comentário