90 dias de maio: por onde anda a dublagem de ‘Kamen Rider Build’?

Versão brasileira da série sofre com descaso do Prime Video | Divulgação: Toei/Sato Company

Segundo o nosso calendário gregoriano, hoje é segunda-feira, 29 de julho de 2024. Mas para quem ainda aguarda a estreia da dublagem de Kamen Rider Build (como no caso deste colunista), hoje é o dia “90 de maio”. Isso porque, há 90 dias, foi aberta uma janela para o lançamento da versão brasileira da série pelo Prime Video, serviço de streaming da Amazon. A expectativa era de que isso acontecesse, de fato, entre 1º e 31 de maio, o que até agora não aconteceu, infelizmente.

Toda essa demora se deve ao sistema da Amazon, que libera um filme ou uma série após o processo de upload realizado pela distribuidora do determinado conteúdo. Neste caso, a Sato Company, que aguarda o lançamento pela plataforma desde então.

Maio acabou (pelo menos no nosso calendário), junho passou e julho está chegando ao fim. Será que chegaremos mesmo em agosto sem a estreia da dublagem de Build? Completaremos 100 dias de espera no dia 8 de agosto, sem nenhuma expectativa ou feedback?

Veja: a Sato Company já fez sua parte até aqui, mas ela pode, sim, cobrar para que o Prime Video também faça a sua. A distribuidora se pronunciou em 31 de maio, prazo máximo para a estreia da dublagem de Build (realizada pelo estúdio paulista CLONE), com a seguinte nota:

Por outro lado, essa estratégia da Sato Company não deu certo e poderia comprometer outros lançamentos dos seus títulos licenciados para a plataforma, caso ela pretenda fazer alguma previsão de lançamento. Não que o Prime Video seja um serviço ruim ou algo do tipo. O problema é o próprio sistema de adição de títulos da plataforma, que precisa mudar urgentemente. A Sato, como qualquer distribuidora, fica “refém” da espera pelo acionamento do botão de lançamento por parte da plataforma. Ou quando é acionado, podem faltar episódios num primeiro momento, como já aconteceu com algumas das séries Kamen Rider disponíveis atualmente no Prime Video.

E não apenas a Sato Company está no aguardo, mas nós também. Só resta aos interessados cobrar e pressionar o Prime Video para que essa estreia aconteça, pra ontem. É lamentável ver que um lançamento tão aguardado entre os fãs de tokusatsu sofra esse tipo de descaso.

Pode haver alguma burocracia que esteja empurrando esse atraso, faz parte. Mas o Prime Video deve levar em consideração seus assinantes, em especial os fãs de tokusatsu, que passaram vários anos sem materiais oficiais do gênero no Brasil. Estes mesmos fãs apoiam o tokusatsu em nosso país, fazem questão de divulgar e sonham com algum reconhecimento.

Ninguém merece esse silêncio ensurdecedor. E nem mesmo a dublagem da melhor série Kamen Rider de todos os tempos merece permanecer na gaveta.


Deixe um comentário