
Neste fim de semana, a distribuidora Discotek Media anunciou novos lançamentos de séries clássicas japonesas em Blu-ray, a partir de setembro, nos EUA. Os próximos animês serão: Humanoid Monster Bem (1968), Pirata do Espaço (Groizer X, 1976), Giant Gorg (1984) e Space Musketeer: Bismark (1984). E as séries tokusatsu serão: Kikaider (1972), Kamen Rider V3 (1973), Winspector (1990) e Shaider (1984). É justamente sobre este último título que vale a pena comentar pela situação dos direitos.
Como nós sabemos, entre 1995 e 1996, Shaider serviu como adaptação para a segunda e última temporada da série nipo-americana VR Troopers. A princípio, a série da antiga Saban Entertainment tinha contrato até 9 de setembro de 1999. O contrato foi renovado de forma perpétua, assim como Power Rangers e Beetleborgs. Quem escapou foi Masked Rider, que tinha contrato com a Toei até 29 de setembro de 2005 e a Disney — detentora de Power Rangers e das outras séries derivadas — não renovou. Por isso, hoje temos Kamen Rider Black RX novamente no Brasil.
Vale citar que Black RX e Masked Rider foram exibidos ao mesmo tempo no Brasil graças a um acordo entre as extintas Tikara Filmes e a Saban, onde a série japonesa fosse exibida na TV aberta (na Manchete) e a adaptação americana na TV paga (na Fox Kids), mas os direitos da série original foram “devolvidos” para a Disney (que comprou Power Rangers e derivados em 2002), que logo depois optou por não renovar a marca Masked Rider — embora o personagem esteja liberado para a Hasbro, atual detentora de Power Rangers, utilizá-lo em outras mídias.
Então, como é possível que Shaider ganhe um lançamento inédito nos EUA? Pelo que andei vendo no X (antigo Twitter), nem mesmo os fãs americanos sabem exatamente o que aconteceu e ficaram surpresos. Contudo, isso não é um impeditivo. Certamente a Discotek Media conseguiu um acordo com a Hasbro e não deve ter sido barato. Talvez um lançamento de Spielvan (1986) e Metalder (1987) — adaptados para VR Troopers — e até de B-Fighter (1995) e B-Fighter Kabuto (1996) — adaptados para Beetleborgs — seja uma realidade na terra do Tio Sam em um futuro próximo.
Se isso aconteceu nos EUA, isso poderia acontecer aqui no Brasil também. Atualmente, a Sato Company detém os direitos de Gavan (1982), que está aguardando o sinal verde para ser adicionado no Prime Video. Se a distribuidora der continuidade à trilogia dos Policiais do Espaço, ela pode adquirir Sharivan (1983) diretamente com a Toei. Mas o caso de Shaider é diferente: teria que passar primeiro pela Hasbro, a atual detentora da série no Ocidente.
Se essa ideia vai vingar, o tempo dirá. Mas isso é um bom precedente. Ver novamente a trilogia completa dos Policiais do Espaço de forma completa, oficialmente no Brasil, seria uma excelente ideia.