Se ‘Space Squad’ voltar em 2025, esta homenagem não pode ficar de fora

Jiraiya, Gavan Type-G e Shaider no filme Kyuranger vs. Space Squad (2018) | Divulgação: Toei

Ontem estava assistindo ao novo vídeo do canal TokuDoc, do meu amigo Danilo Modolo (ele não é o Lion, mas tem a visão além do alcance), sobre as referências que aparecem no trailer de Ohsama Sentai King-Ohger in Space, especial da série King-Ohger (2023) que será lançado no Japão em 10 de novembro. Uma coisa que ele pontuou foi a direção do competentíssimo Koichi Sakamoto, o idealizador de Space Squad. Assistindo ao vídeo, me ocorreu uma possibilidade que não pode ser desperdiçada se o aguardado retorno da saga acontecer no ano que vem.

Sakamoto pode estar preparando uma surpresa para nós, fãs de tokusatsu. Recentemente, ele dirigiu o episódio 41 de Kamen Rider Gotchard, com as participações especiais dos atores Masaru Yamashita e Koichi Nakayama, que interpretaram Fire em Winspector e Solbraver em Solbrain, respectivamente. Ambos comentaram, durante uma recente visita ao Brasil, sobre a possibilidade de uma continuação de Space Squad.

Onde há fumaça, há fogo. Sakamoto vai aproveitar o novo especial para reunir os personagens Riki/King Ranger de Ohranger (1995), Utsusemimaru/Kyoryu Gold de Kyoryuger (2013), Tsurugi Ohtori/Houou Soldier de Kyuranger (2017) e especialmente Doggie Kruger/DekaMaster de Dekaranger (2004). E foi por causa deste último que me veio o seguinte insight.

A volta de um Space Squad é uma necessidade para o público, que está órfão da saga desde 2018. Com estes sinais no ar, tudo leva a crer na esperança de que isso aconteça logo mais em 2025. Nada confirmado ainda e isso é só uma especulação. Mas levantando essa hipótese, de que seja mesmo no próximo ano, Sakamoto não pode perder a chance de homenagear esta série, que já podemos considerar como clássica pelo tempo.

Sabem qual é?

Sem mais delongas, poderia rolar uma homenagem a esta série:

Power Rangers S.P.D., a contraparte americana de Dekaranger | Divulgação: Hasbro/Toei

Sim, eu tô falando de Power Rangers S.P.D., série nipo-americana de 2005 que foi a adaptação ocidental de Dekaranger. E não é simplesmente pelo Krugger estar lá em King-Ohger in Space ou mesmo nos filmes do próprio Space Squad.

Acompanhem meu raciocínio: Power Rangers S.P.D. se passa em 2025 — portanto, 20 anos no futuro da época da exibição original. A própria franquia de Power Rangers já se prepara, de alguma forma, para o futuro que vai chegar (pelo menos no calendário) e isso pôde se percebido no especial Power Rangers: Agora e Sempre (2023), quando Adam e Aisha aparecem com uniformes do grupo interplanetário Space Patrol Alpha (S.P.A.), uma precursora da Super Patrulha Delta (S.P.D.) que vai surgir logo mais em 2025, cronologicamente falando.

É claro que é meio impossível de um crossover de personagens japoneses da Toei se encontrarem com os personagens americanos da Hasbro. Até poderia rolar se houver uma boa negociação entre as produtoras, mas isso é outro assunto. O que Sakamoto poderia fazer em Space Squad é aproveitar a ocasião de 2025 para uma homenagem à Power Rangers S.P.D., nem que seja algo simbólico.

Talvez com os heróis das franquias Super Sentai e Metal Hero em alguma localidade onde os humanos e os alienígenas convivam pacificamente, como acontecia na visão futurística da contraparte americana de Dekaranger.

Vai depender muito da criatividade de Sakamoto. Mas conhecendo seu estilo, acho que ele não vai desperdiçar essa oportunidade, mesmo que seja um breve aceno para a franquia americana. Uma conexão indireta que pode ser bastante significativa para o universo do tokusatsu como um todo. Essa menção não pode passar em branco.

O Blog Daileon vai dar uma pausa de uma semana, prometendo retornar no dia 19. Até lá. 😎


Deixe um comentário