Dublagem de ‘Kamen Rider Build’ esquecida em meio a fãdublagens e legendas por IA no Prime Video

Já estamos há 118 dias esperando pela estreia da dublagem brasileira de Kamen Rider Build | Divulgação: Toei

Em 2019, eu escrevi uma matéria para o site JBox sobre aquele caso da fãdublagem de Kiba: A História do Cavaleiro Negro, filme da franquia Garo, adicionada indevidamente no Prime Video. Depois da publicação, o problema foi corrigido logo após o lançamento e parecia que a lição foi aprendida. Só que o caso se repete, agora, cinco anos depois, na mesma plataforma.

Eu li neste fim de semana uma nova matéria, também publicada pelo JBox, sobre fãdublagens que estão entrando no Prime Video. O caso foi com o filme Túmulo dos Vagalumes, do Studio Ghibli. A fãdublagem é um trabalho sem fins lucrativos, visando homenagear obras que geralmente nunca ganharam uma versão brasileira oficial e que, na prática, jamais deveria ser comercializada.

Isso só acontece agora devido a um serviço da Amazon chamado de Video Direct, onde qualquer produtor pode subir um material como no YouTube, por exemplo. O usuário, ao subir determinado vídeo, assume os direitos de reprodução, e o Prime Video não se responsabiliza por quaisquer irregularidades.

Outra controvérsia que aconteceu recentemente na plataforma foi a adição das legendas em português para Kamen Rider Amazons (ou Amazon Riders), feitas por inteligência artificial. A série exclusiva do Prime Video está disponível há alguns anos e ficou bastante tempo sem uma opção com legendas em português.

Por não contarem com a intervenção humana, melhor dizendo, um profissional especializado em legendas, as traduções automáticas apresentam erros grotescos. Já no primeiro episódio, por exemplo, o título internacional Amazon Riders foi traduzido nas legendas como “Pilotos da Amazon”. (Oi???) O termo “Amazon” foi traduzido eventualmente como “Amazonas” ou “Amazônia”. Se já tem absurdos assim, é melhor assistir com legendas em inglês mesmo.

Enquanto isso, estamos há 118 dias esperando pela estreia da dublagem brasileira (e oficial) de Kamen Rider Build no Prime Video, prejudicando a própria Sato Company, que anunciou para maio, e até agora o Prime Video está empurrando esse lançamento com a barriga, devido ao sistema de adição de títulos da plataforma, que precisa mudar.

Tudo isso evidencia uma falta de triagem por parte da plataforma, que negligencia tanto os cuidados com produções com direitos legais quanto a qualidade do conteúdo entregue ao público. Lamentável!


Deixe um comentário