Em reestreia no SBT, ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ provaram que ainda são clássicos insuperáveis

Chaves foi a maior audiência do SBT no último Dia das Crianças | Divulgação: Televisa

A espera acabou! Após 4 anos de impasse com os direitos autorais no mundo todo, os clássicos Chapolin e Chaves estão de volta ao SBT. A tarde do último sábado (12), Dia das Crianças, foi histórica para os fãs brasileiros das obras atemporais do saudoso Roberto Gómez Bolaños (Chespirito), que ainda são aclamadas até hoje.

Chapolin estava marcado para começar às 13h15, mas sofreu um atraso considerável de 5 minutos, para exibir dois episódios diretos, sem intervalos comerciais. Felizmente, a série retornou com imagem tratada e formato de tela padrão em 4:3. Os episódios escolhidos foram O Abominável Homem das Neves e História de Bruxas (ambos de 1976). Eram aqueles em que o saudoso Ramón Valdés e María Antonieta de las Nieves aparecem como o Iéti e a Bruxa Baratuxa, respectivamente.

Os únicos problemas da exibição foram a remasterização feita por Inteligência Artificial, que apresentou movimentos bruscos de câmera inexistentes na versão original, além de um eco que volta e meia surgia durante o episódio História de Bruxas.

Chapolin sofreu o mesmo descaso dos velhos tempos, com exibição restrita a São Paulo e praças em que as afiliadas não tinham programação local no horário. Consegui assistir em sinal aberto pela emissora local daqui de Fortaleza. Mas nem tudo é perfeito: a mesma emissora cortou a exibição de Chaves para a exibição de um sorteio (que coisa, não?). Felizmente, graças ao +SBT, a recém-lançada plataforma gratuita de streaming da própria emissora paulista, não sofri mais com esse problema como antigamente. Viva a acessibilidade!

Chapolin também está de volta ao SBT| Divulgação: Televisa

Os episódios de Chaves escolhidos pelo SBT foram Vamos todos a Acapulco e o arco duplo Os Farofeiros (todos de 1977). Só que nem tudo é perfeito, muito menos a própria IA utilizada para tratar as imagens. Os episódios de Chaves estavam com uma qualidade bem inferior em relação ao Chapolin, com “fantasmas” em algumas cenas, a piscina de Acapulco que ficou azul até demais (como diria a canção do Roberto) e até a chama da fogueira na cena da reunião da vizinhança não se movimentava com naturalidade.

É claro que o SBT teve boa intenção em tentar melhorar a qualidade dos episódios, mas a exibição neste feriadão pode ser vista como um teste para que estes e os demais episódios que estão no acervo da emissora passem por critérios de exibição.

De toda forma, apesar de apagão na Grande São Paulo, Chaves teve a maior audiência do dia pelo SBT, com 9 pontos de média, 5,5 de pico e 13,5% de share – ficando na vice-liderança isolada e superando a audiência da Record. Segundo informações do site TV Pop, “Chapolin, que também passou mais de quatro anos fora da programação das TVs de todo o mundo, voltou ao ar com 3,7 pontos de média, abrindo uma vantagem de 30% da Record, que transmitia os primeiros minutos do Balanço Geral — o noticioso comandado por Willian Leite ficou em terceiro lugar na sua faixa completa, entre 13h10 e 15h01, com 2,8 pontos.”

O mesmo site listou pontos importantes sobre a reestreia de Chaves:

“Chaves reestreia como maior audiência do SBT

  • Horário de exibição: entre 14h01 e 15h01;
  • 4,9 pontos de média, 5,5 de pico e 13,5% de share;
  • Vice-líder em seu horário, a frente dos 3,0 da Record;
  • Maior audiência da programação do SBT ao longo do dia;
  • Marcou mais ibope que 51 dos 55 capítulos de A Caverna Encantada;
  • Aumentou os índices da faixa em 96% na comparação com os quatro sábados anteriores.”

Nas redes sociais, o grupo Chespirito comemorou o sucesso no X (antigo Twitter):

“El programa número 1 de la televisión humorística… ¡Gracias!
En Chile con 5.3 puntos promedio y un pico de 6.8
Brasil promedió 4.9 puntos y un pico de 5.5
Colombia con 2.8 el sábado 5 de octubre y 2.6 del domingo, siendo lo más visto en el canal durante el fin de semana.”

Se alguém ainda tem dúvidas da força de Chaves e Chapolin, os números e a repercussão não mentem. Ambos os clássicos ainda são imbatíveis. A renovação está aí, podem acreditar. Agora só resta o SBT definir a data de estreia oficial em sua programação fixa para consagrar a volta do Polegar Vermelho e do Garoto do Oito.


Deixe um comentário