
Tudo bem que a atual série Ultra foi mais leve do que a anterior, Ultraman Blazar, que tinha um tom mais sério. Era mesmo essa proposta do diretor Takanori Tsujimoto, que queria deixar a trama mais “jovem e brilhante”. Ultraman Arc, que chegou ao fim neste sábado (18), teve lá seus momentos mais dramáticos e sombrios, como aquele episódio do homem da máscara branca, por exemplo. Só que a reta final reservou algo o mais impactante possível para o público.
Yuma Hize, o hospedeiro de Arc, enfrentou uma provação imposta por Sweed, a vilã subordinada de Ze Su, que mostrou algumas ilusões a ele, fazendo com que ele se despedisse do herói gigante. Uma tentação que poderia ter consequências catastróficas para a Terra, deixando-a sem seu protetor naquele momento. Foi um momento tenso, dentro do possível. Mas que foi – e tinha que ser – superado com a perseverança de Yuma em vencer tal desafio.
O final da série fez referência aos Caça-Fantasmas e ousou nos efeitos especiais na batalha final de Ultraman Arc contra Sweed, na qual o herói-título dá uma volta pela Terra para derrotar a vilã em sua forma verdadeira (monstro gigante). Impossível não lembrar da cena do primeiro filme de Superman (1978), quando o herói teve que dar várias voltas pelo globo para voltar no tempo e salvar Lois Lane. Os efeitos eram parecidos, só que melhorados, obviamente (os tempos são outros). Mas nem mesmo o Homem de Aço faria algo como Ultraman fez no último fim de semana.
Vale citar que a versão humana da Sweed foi interpretada pela atriz Eriko Sato (43), que estrelou, em 2004, a versão tokusatsu de Cutie Honey para o cinema. Já a versão monstruosa da vilã possui um capacete que lembra um pouco Andro Melos, outro herói da mitologia de Ultraman.
No geral, Ultraman Arc conseguiu equilibrar bom humor com drama. Um bom exemplo para a Toei, que está acertando com Kamen Rider Gavv (apesar de a temática sobre doces causar estranheza à primeira vista). Não foi a melhor série Ultra dos últimos anos, mas seus primeiros episódios servem como porta de entrada para quem deseja (re)descobrir a franquia.
Não é exatamente o fim, pois o filme de Ultraman Arc estreia nos cinemas japoneses em 21 de fevereiro. Teremos a terceira temporada da série Ultraman New Generation Stars já neste fim de semana, enquanto aguardamos as primeiras informações oficiais sobre Ultraman Omega, que deve estrear em julho.
Veja o último episódio de Ultraman Arc com legendas em português: