
Já dizia um antigo jargão popular: “Em time que está ganhando não se mexe”. Chapolin e principalmente Chaves são, atualmente, a maior audiência do SBT. Não somente no horário nobre, mas também durante a programação diária. A notícia mais recente sobre os clássicos mexicanos é de que eles podem deixar mesmo a programação da emissora paulista a partir de março.
Segundo informações da coluna de José Armando Vannucci, publicada nesta segunda (27), Chaves e Chapolin “devem sair da grade em março”, quando começa a nova programação do SBT.
“Fontes do Canal do Vannucci afirmam que as duas produções não provocaram uma mudança significativa na faixa noturna. Chaves não conseguiu ampliar a média de seu horário, muito menos entregar público para A Caverna Encantada. A novela continua com índices baixos. Na última quinta-feira (23/1) teve apenas 3,0 de média, o equivalente a 5% de share. E, logo depois, Chapolin ficou com 3,1 pontos”, afirma o colunista.
Nesta terça (28), o jornalista Hialley Gouveia, do site Bastidores da TV, divulgou em seu perfil no X (antigo Twitter) a nova programação que o SBT está planejando para março:
03h00 – SBT News
05h00 – Aqui Agora – Manhã
08h30 – Vem Pra Cá
11h00 – Aqui Agora – SP
13h30 – A Usurpadora
14h15 – Eternamente Apaixonados
15h00 – Casos de Família
15h45 – Fofocalizando
16h45 – Tá na Hora
20h00 – SBT Brasil
21h00 – A Caverna Encantada
22h00 – Programa do Ratinho
Claro que a grade ainda não é definitiva e tudo pode mudar. O SBT pode voltar atrás e manter Chaves e Chapolin na programação, mesmo que seja semanalmente nos finais de semana. Durante a semana, a programação diária poderá se destacar com a volta de programas popularescos como Aqui Agora e Casos de Família. O que não dá pra entender é como a emissora do saudoso Silvio Santos está cogitando a possibilidade de retirar os dois clássicos que sempre fizeram parte da sua história.
Desde a semana passada, inclusive, Chaves passou a ser considerado a maior audiência do SBT, alcançando a média de 4,1 pontos na Grande São Paulo, desde o início de janeiro. Desde a sua volta à grade fixa em dezembro de 2024, Chaves registrou picos de 5,5 pontos, ultrapassando a exibição de Poliana Moça (2022~2023) no mesmo horário das 20h45 às 21h05. Chapolin vem sendo exibido às 22h, para elevar a audiência do Programa do Ratinho logo em seguida.
Mas é perceptível que a estratégia do SBT é de resistir à grande exposição da série, mantendo os episódios com 20 minutos ininterruptos, sem intervalos comerciais. Há também aquele problema com a restauração dos episódios por meio de inteligência artificial, que vez por outra causa distorções nos frames. Além disso, alguns episódios sofreram cortes desnecessários recentemente.
Diante do bom resultado de audiência, Chaves voltou a ser o carro-chefe do SBT após 4 anos fora do ar – devido a uma disputa judicial entre a Televisa e a família de Roberto Gómez Bolaños. A série deveria ser mais reconhecida na emissora, não como um mero tapa-buraco. Tirar Chaves e Chapolin da programação seria um grande erro que o SBT poderia cometer.
Se isso acontecer, talvez as séries mexicanas retornem em algum momento como um trunfo para obter mais audiência. O que o SBT poderia fazer é criar uma faixa especial para Chaves e Chapolin, numa dobradinha das 20h às 21h ou das 21h às 22h. Seria mais vantajoso para a emissora e mais justo para os fãs que buscam rir depois de um longo dia de trabalho. Por que não?