
Não é toda série tokusatsu que ousa contar uma história em um futuro próximo, onde a Terra se encontra com uma tecnologia mais avançada. Há 20 anos, uma temporada de Power Rangers fez isso e criou um ambiente, dentro da cronologia principal, em que humanos convivem pacificamente com extraterrestres. Assim começa a saga de Power Rangers S.P.D., que estreou em 5 de fevereiro de 2005, na emissora americana ABC, pertencente à Disney.
S.P.D. é uma adaptação americana de Tokusou Sentai Dekaranger. As iniciais vêm da série Super Sentai de 2004, que originalmente significam “Space Police Dekaranger”. Na mitologia de Power Rangers, a sigla foi adaptada como Space Patrol Delta, ou Super Patrulha Delta como conhecemos na versão brasileira realizada pela extinta Herbert Richers.
Esta foi a única temporada cujos eventos não ocorrem no ano de lançamento. No caso, tudo se passa em 2025 (o ano em que estamos agora), cerca de 21 anos após o final da temporada anterior, Power Rangers Dino Trovão (2004; versão americana de Abaranger), e dois anos após o final de Power Rangers: Fúria Cósmica (2023; versão americana de Kyuranger) – a última temporada da franquia até o momento.
Neste futuro não tão distante (segundo a Disney, proprietária de Power Rangers à época), a Terra se tornou um refúgio para todas as raças alienígenas que vieram dos confins da galáxia viverem em paz. Mas a paz dura pouco, pois o Império Troobian, liderado pelo Gruumm, ameaça destruir a Terra. Durante uma missão, os Rangers do Esquadrão A (seus visuais são uma remodelação de Megaranger/Power Rangers no Espaço) desaparecem sem deixar vestígios, fazendo com que a proteção do planeta recaia sobre seus substitutos: o Esquadrão B e seu comandante, Anubis Cruger.

A equipe é formada pela dupla de ladrões, Jack Landors e Z Delgado, que ganham uma nova chance como os Rangers Vermelho e Amarela da S.P.D., respectivamente; e mais o trio de agentes Sky Tate, Bridge Carson e Syd Drew, os Rangers Azul, Verde e Rosa. Inicialmente, a equipe enfrenta tensões. Mas, com a ameaça alienígena ficando cada vez mais forte, os Rangers devem deixar de lado suas diferenças e entrar em ação como uma equipe, utilizando armas e Zords que se movimentam na velocidade da luz.
Durante a série, os Rangers da S.P.D. contam com a ajuda de Sam, o Omega Ranger (permanentemente transformado/morfado), e também do próprio comandante Cruger, que entra em ação como o Ranger Sombra. Os heróis do futuro também contam com a ajuda dos Power Rangers Dino Trovão nos episódios 31 e 35 de S.P.D..
Power Rangers S.P.D. é uma das temporadas mais queridas pelos fãs e se destacou pelo tema de abertura interpretado pelo inconfundível Ron Wasserman (o mesmo da clássica versão animada de X-Men e das primeiras temporadas de Power Rangers) e pela produção executiva do competentíssimo Koichi Sakamoto (que já dirigiu outras temporadas de Power Rangers e também séries das franquias Super Sentai, Kamen Rider e Ultraman).
No Brasil, a série estreou em 4 de março de 2006 pelo extinto canal pago Jetix, e mais tarde na Globo, em 5 de maio de 2008, como atração do extinto bloco TV Globinho. Entre 2012 e 2021, S.P.D. esteve disponível no catálogo da Netflix, ao lado de outras temporadas e séries derivadas de Power Rangers.

Curiosamente, Power Rangers S.P.D. estreou no Japão em agosto de 2011 pelo canal pago Toei Channel, com direito a uma dublagem japonesa, em que o elenco de Dekaranger empresta suas vozes para suas respectivas contrapartes americanas — com exceção da atriz e cantora Mako Ishino (Swan Shiratori/Deka Swan), que é a narradora da série, em vez de dublar a contraparte, Kat Manx/Kat Ranger.
Ainda na Terra do Sol Nascente, S.P.D. ganhou um lançamento em DVD, também em agosto de 2011, e uma exibição pela Tokyo MX, emissora UHF da região metropolitana de Tóquio, no ano seguinte.
Power Rangers encerrou recentemente um ciclo de 30 anos e se prepara para uma nova fase. Mas pode-se dizer que, cronologicamente, S.P.D. encerra a história da franquia, mesmo sem ser essa sua intenção original. O quebra-cabeça se encaixa agora, com o futuro se fazendo presente — pelo menos na ficção.
Veja cinco curiosidades sobre a série:
*Nos primeiros episódios, vimos uma foto de Sky/Ranger Azul, quando criança, junto com seu pai, que era um Ranger Vermelho. Embora o ator Chris Violette seja parecido com Jason Faunt, o Wes de Power Rangers Força do Tempo (2001; versão americana de Timeranger), não há nenhuma relação entre esta série com S.P.D.. Apenas o traje do Ranger Vermelho foi reaproveitado na foto, apenas isso.
*Numa cena do último episódio da primeira temporada de Lost, exibido em maio de 2005, uma cena de flashback mostra Walt assistindo Power Rangers S.P.D. em plena madrugada. Porém, há um furo cronológico: o flashback é do dia 22 de setembro de 2004, a mesma data da estreia de Lost nos EUA, pela ABC, e também do acidente do Voo 815 da Oceanic Airlines. Ou seja, Walt assistia às aventuras cerca de cinco meses antes da estreia oficial? Nem Freud e nem J.J. Abrams explicam.
*Em julho de 2007, Bridge, agora promovido de Ranger Verde para Vermelho, aparece no episódio duplo Once a Ranger, de Power Rangers Operação Ultraveloz, como integrante dos Retro Rangers – equipe formada também por Adam Park (o segundo Ranger Preto de Mighty Morphin Power Rangers), Tori Hanson (a Ranger Azul de Tempestade Ninja), Kira Ford (a Ranger Amarela de Dino Trovão) e Xander Bly (o Ranger Verde de Força Mística). Os Rangers do Esquadrão B também aparecem brevemente em Power Rangers Megaforce (2013; versão americana de Goseiger) e Power Rangers Super Megaforce (2014; versão americana de Gokaiger).
*Infelizmente, o saudoso ator Jason David Frank (1973~2022) nunca apareceu nos dois episódios de S.P.D. com o elenco de Power Rangers Dino Trovão – onde Tommy Oliver havia retornado como o Ranger Preto da equipe. Por outro lado, Tommy aparece nos quadrinhos Power Rangers: Alma do Dragão (publicada no Brasil em 2024, pela editora IndieVisivel), onde ele se encontra com os Rangers da S.P.D..
*Para fazer uma conexão com os futuros eventos de S.P.D., o especial Power Rangers: Agora e Sempre, apresenta a S.P.A. (Space Patrol Alpha), um grupo interplanetário que protege o universo contra o Império Troobian no sistema Sirius. Os membros são nada menos que Adam Park e Aisha Campbell, respectivamente o segundo Ranger Preto e a segunda Ranger Amarela de Power Rangers.
Reveja o primeiro episódio de Power Rangers S.P.D. (áudio original):