Qual o problema em dizer que Super Sentai é a versão original de Power Rangers?

Gozyuger, a próxima série Super Sentai | Divulgação: Toei

Esta semana está irresistível falar sobre heróis multicoloridos aqui no blog. Não ia falar no assunto, mas já falando: deu no site Omelete dias atrás: “Power Rangers | Versão original celebra 50 anos com nova série”. A simples manchete da notícia, que obviamente se refere à franquia Super Sentai, fez com que uma parcela de fãs dos heróis japoneses se revoltasse contra o portal de notícias.

Diz um trecho da matéria:

“A versão original de Power Rangers, conhecida como Super Sentai no Japão, receberá uma série em comemoração aos 50 anos de franquia.

Após o encerramento de Bakuage Sentai Boonboomger, a franquia vai continuar com No. 1 Sentai Gozyuger. Segundo a Toei Company, o foco de Gozyuger é ser a ‘equipe número um’ de Super Sentai, superando todas as versões anteriores.”

Embora o título tenha a boa intenção de reter a atenção do público geral, que não está acostumado com a versão original de Power Rangers, o foco acabou sendo Super Sentai, o que pode confundir leitores que não são familiarizados com esse universo.

Eu mesmo fui redator de notícias sobre cultura pop japonesa, incluindo, principalmente, temas sobre tokusatsu, durante cinco anos. Esse não é o tipo de headline que faria. Usar Power Rangers em destaque e manter o foco em Super Sentai pode soar mesmo como um clickbait. Prefiro ser justo e comunicar com os dois tipos de público nesse caso.

Mas é compreensível, já que Power Rangers e Super Sentai são o mesmo produto, com culturas diferentes. É normal usar o nome mais conhecido mundialmente para o grande público, portanto, está dentro do contexto. Nesse caso, melhor seria utilizar os nomes de ambas as franquias, já que elas andam lado a lado, comercialmente falando.

Agora, não dá pra entender a celeuma depois de mais de 30 anos de existência de Power Rangers. Tudo bem não gostar da franquia americana, mas afirmar que “Super Sentai não é versão original de Power Rangers” ou que “Power Rangers é imitação de Super Sentai” vai uma longa distância.

Esse tipo de debate já deveria ter sido superado. Felizmente, hoje, boa parte dos fãs entendeu a importância de Power Rangers para o mercado de tokusatsu. E nem é preciso gostar da franquia americana para compreender esse fato. Basta pesquisar e buscar boa informação na internet.

Aliás, uma pizza feita no Brasil tem origem italiana? Um samba tocado na Itália tem origem brasileira? Se sim, então qual o problema em dizer que Power Rangers, uma produção americana que sempre usou os moldes do tokusatsu, tem origem japonesa? Essa informação é correta. O problema foi somente a comunicação, que poderia ser ajustada para atender os dois públicos. Mas essa polêmica falsa sobre as duas franquias já deu.


Deixe um comentário