‘Chaves’ e ‘Chapolin’ podem ter um futuro melhor no streaming

Chaves pode deixar o horário nobre do SBT em março | Divulgação: Televisa

Se ainda estivesse vivo, Roberto Gómez Bolaños estaria completando 96 anos nesta sexta (21). Para celebrar esta data, o +SBT, plataforma gratuita de streaming do SBT, está apresentando hoje uma programação dedicada a Chaves e Chapolin, além de homenagens e uma entrevista exclusiva com María Antonieta de las Nieves (Chiquinha) pelo canal +Saudade. Enquanto isso, os clássicos mexicanos podem realmente deixar o horário nobre da emissora do saudoso Silvio Santos.

Vale lembrar que Chaves continua sendo a maior audiência do SBT, nas noites de segunda a sexta. Eis a informação publicada nesta quarta (19) pelo site O Antagonista:

“Na noite da última terça-feira, 18, o seriado Chaves reafirmou sua posição como um dos programas mais assistidos do SBT. De acordo com dados da Kantar Ibope Media, a atração superou outros programas populares da emissora, como o SBT Brasil e o Programa do Ratinho.

O episódio exibido entre 20h44 e 21h07 alcançou uma média de 4,20 pontos e um share de 7,2%.

Durante o mesmo período, a RECORD manteve a vice-liderança com 8,0 pontos de média e 13,7% de share. Esses números destacam a força contínua de Chaves na televisão brasileira, mesmo décadas após sua estreia.

O seriado, que narra as aventuras de um grupo de moradores de uma vila, continua a cativar audiências de todas as idades.”

Mas nem tudo são flores. O SBT está em busca de novelas turcas para o horário nobre, segundo informações do site Na Telinha. “Após o Carnaval, o SBT vai promover ajustes na grade. Pode anotar: Chaves e Chapolin deixarão o horário nobre e ficarão restritos aos finais de semana. A ideia é exibir uma novela “adulta” entre o SBT Brasil e A Caverna Encantada, com esta entregando para o Programa do Ratinho”, afirma a nota.

Chapolin também pode perder (novamente) espaço na programação do SBT | Divulgação: Televisa

Tudo bem. Melhor aos finais de semana do que ficarem fora do ar mais uma vez, não é mesmo? Escrevi semanas atrás este texto em que eu questionava esse descaso do SBT contra as séries mexicanas, que são suas maiores audiências atualmente. Por outro lado, ao assistir ao vídeo mais recente do canal Vila do Chaves, apresentado por Renan Garcia, fiquei pensando que realmente Chaves e Chapolin merecem um destino melhor no streaming.

É claro que não teremos a mesma repercussão que ambas as séries estão tendo agora, que saíram de um hiato de quatro anos fora das telinhas do mundo inteiro. Ou melhor, provavelmente serão restritos aos finais de semana, talvez pela manhã ou à tarde. Mas os tempos são outros, hoje temos acessibilidade, e dá pra ver alguns episódios dos clássicos no +SBT.

Pode ser que a programação especial de hoje seja um teste para o SBT avaliar se há chances de Chaves e Chapolin continuarem na grade diária, pelo menos. É improvável diante das possibilidades atuais. Porém, acredito que o +SBT possa adicionar mais episódios das séries em breve. Por outro lado, ainda não está decidida a questão dos direitos de transmissão por este meio em plataformas pagas.

Isso será resolvido cedo ou tarde, mas o caminho é esse mesmo, sem depender de grade de programação. É uma boa alternativa para não deixar a peteca cair.

Tchuim tchuim tchum claim!


Deixe um comentário