Viva Fast sai do ar sem despedida honrosa para as novelas clássicas da Globo

Betty Faria como Lígia em Água Viva, novela das oito exibida em 1980 | Divulgação: Globo

Semana passada, comentei aqui no blog sobre a possibilidade de extinção do canal Viva Fast, que estave no ar gratuitamente pela plataforma de streaming Globoplay desde 27 de novembro de 2023. E não deu outra. A versão alternativa do canal pago Viva chegou mesmo ao fim nesta sexta (18), feriado da Paixão de Cristo. Quem acompanhava o canal percebeu que as únicas novelas que restaram foram Pecado Capital (versão original de 1975) e Água Viva (1980) – ambas novelas das oito de grande sucesso da história da TV Globo. Porém, a plataforma da emissora carioca cometeu uma tremenda mancada nesse fechamento de ciclo.

A grade de programação do Viva Fast, disponibilizada no Globoplay, informava que haveria sim exibição do último capítulo de Água Viva, seguido dos dois últimos capítulos de Pecado Capital, em horário nobre. As reprises aconteceriam pelo menos até um pouco depois das 6h da manhã deste sábado (19).

Mas o canal saiu do ar antes do meio-dia de sexta, de acordo com postagens de fãs nas redes sociais (basta pesquisar no X/Twitter). Para este último fim de semana, era esperado que as maratonas com reprises dos capítulos fossem ao ar, o que, infelizmente, não aconteceu. Ou seja, o Viva Fast saiu do ar antes mesmo de exibir os finais das novelas que restaram na programação.

É compreensível que o canal tenha saído do ar pela baixa audiência, mas as exibições dos finais de Pecado Capital e Água Viva seriam uma saída honrosa para o Viva Fast e seu público cativo. Não custava nada deixar as reprises rolando para este fim de semana prolongado – de Semana Santa e Tiradentes.

Se o Viva Fast ao menos reformulasse a programação, com outros tipos de produções clássicas do acervo da Globo, o canal teria uma segunda chance. Tá certo que os tempos mudaram, mas o fator nostalgia ainda é bastante forte. Os números da audiência da reprise de Tieta, nos finais de tarde da Globo, são provas disso.

O problema é que, talvez, o Globoplay não soube aproveitar bem o gancho da nostalgia. A plataforma poderia divulgar mais os clássicos que estavam em exibição, e colocá-los em evidência. É uma divulgação a menos das boas novelas dos tempos que não voltam mais. O fim era esperado, mas foi abrupto e sem dignidade. Lamentável!


Deixe um comentário