
Em entrevista para o canal TokuDoc, do nobre amigo Danilo Modolo, com intermediação do também nobre amigo (e conterrâneo) Rafael Ribeiro e Hiromi Matsumoto, o designer Kazuo Oishi bateu um papo sobre a criação de conceitos de produções de tokusatsu da Toei nos anos 1980 e 1990. Foi ele quem desenvolveu produtos e personagens, incluindo as séries Metal Hero e Super Sentai.
Nesta entrevista, Oishi falou sobre como esses conceitos eram realizados ao lado de Katsushi Murakami, designer-chefe da Bandai que “decidia as diretrizes gerais em reuniões da Toei”. Oishi foi responsável por criar o primeiro visual inspirado em animais para uma série Super Sentai, como foi o caso de Choju Sentai Liveman (1988) — inédita no Brasil. “A série tinha diferentes animais como inspiração. Acho que era a primeira vez que se usavam tantos animais como tema”, comenta o designer.

Ainda nesta entrevista para o TokuDoc, Oishi fala sobre curiosidades como a criação do carro Dark Jeycar, de Janperson (1993); a troca de cores da moto Saibarian, de Gavan (1982); e o processo de criação de Defender (Gran Nasca), a nave-mãe de Spielvan (1986).
“Deve ter levado uns 3 ou 4 meses. Existiriam os seguintes formatos: o modo nave, o modo tanque e o modo robô. Mas quando apresentei a ideia para o Sr. Murakami, ele disse que não queria o tanque. Como ele não queria o tanque, pediu para eu mudar para o modo canhão. Portanto, eu parei de fazer o tanque e modifiquei o design para o modo canhão. Por causa disso, levou um pouco mais de tempo para terminar”.
Oishi também comentou sobre o que acontecia com os veículos após o fim das gravações das respectivas séries. “Parece que muitos [veículos] acabavam sendo descartados, não é? Você nunca viu uma foto deles abandonados? Eu mesmo já publiquei fotos desse tipo. (…) Também tem alguns que acabam sendo queimados. Em Blue SWAT, por exemplo, a van grande de Blue SWAT, se não me engano, foi em Hakaider. Nesse filme (de 1995), ela… foi explodida.“
Assista à entrevista exclusiva com Kazuo Oishi na íntegra pelo canal TokuDoc: