
Aconteceu na noite desta quinta (15) a tão aguardada live com o ator Daisuke Yamashita, que interpretou o garoto Kenta Nambara em Jaspion (1985). Infelizmente, o YouTube excluiu o canal Família Tokusatsu horas antes da live. Mas os amigos da Resistência Tokusatsu salvaram o dia e realizaram a transmissão. O show tinha que continuar — antes mesmo de começar. Assisti à live na íntegra e farei uma análise breve sobre esse acontecimento que já virou manchete na tokunet.
Muito simpático e sorridente, Yamashita se apresentou arriscando a falar em português. Ele revelou que, antes de atuar em Jaspion, assistia à trilogia dos Policiais do Espaço — Gavan, Sharivan e Shaider (declaradamente suas séries favoritas) —, além de Dynaman, Machineman e Bicrossers.

Yamashita falou que fazia algumas pontas em outras produções antes de atuar em Jaspion. Depois da série, participou de um episódio de Metalder (1987) e outras produções fora do tokusatsu. Ele frisa que, na época da gravação da série, era facilmente reconhecido como Kenta. Por causa da rotina de gravações, Yamashita contou com a ajuda de seus colegas da escola para conter o atraso do cronograma do ano letivo.
Sobre os bastidores, Yamashita revelou que o cachorro que interpretava Taro, o mascote dos Nambara, era de um assistente de diretor da série. Na cena do episódio 15, ele disse que demorou para fazer a cena em que desperta Taro, que havia sido eletrocutado pela tropa de MacGaren. O cachorro estava dormindo durante as gravações.
Yamashita disse que chegou a se encontrar com o elenco de Changeman, mas não puxou papo com eles. Como era criança na época, ele não conseguia conversar com outras pessoas. Ele é grato ao astro principal por fazê-lo se sentir mais à vontade com os colegas ao redor. Yamashita descreveu o ator como “gente boa e super divertido” e afirmou que gostaria muito de revê-lo antes de morrer e pedir desculpas a ele por alguma coisa, já que Kurosaki se afastou do meio artístico vários anos depois do fim da série. Um gesto de humildade.
Durante a live, foi exibido um momento em que Hiroshi Watari, o Boomerman de Jaspion, fez uma surpresa para Yamashita recentemente, no dia de seu aniversário. A surpresa foi realizada por fãs brasileiros, incluindo membros da Família Tokusatsu e do cantor Ricardo Cruz (do JAM Project).

Yamashita disse que reconheceu Watari na época das gravações por ter interpretado Sharivan, em 1983. O ex-ator mirim ficou meio ansioso para se encontrar com ele nos bastidores, em algum momento — considerando que, depois da estreia dos Nambara em Jaspion (a partir do episódio 15), Watari havia retornado apenas nos episódios 31 e 32.
Admirador de Junichi Haruta, ator que interpretou MacGaren, Yamashita acompanhava Goggle Five e Dynaman — séries em que o veterano havia participado como Goggle Black e Dyna Black, respectivamente —, e destacou que o ator mudou totalmente de personagem ao viver o filho de Satan Goss.
Infelizmente, ele não tem mais contato com a atriz Kiyomi Sone, que interpretou Kanoko. Nos bastidores, ela também era como uma irmã mais velha. Yamashita lembrou dos suit actors de Jaspion e disse que tinha contato com eles, e que eram pessoas bem legais. Ainda citou Noriaki Kaneda, dizendo que era mais quieto nos bastidores. Sobre Isao Sasaki, ator que interpretou o Professor Nambara, ele era muito gente fina.
Na cena em que Kenta recebe um “beijo” do golfinho, no episódio 19, Yamashita confessa que doeu. Era uma cena única, gravada durante um show, que não poderia ser refeita.

Yamashita soube que Jaspion fez sucesso no Brasil graças a uma matéria sobre futebol (esporte que acompanha fervorosamente), quando um jogador brasileiro foi apelidado como… “Jaspion”. Ele gostaria de visitar o Brasil e ter um contato com o público brasileiro.
Sobre Power Rangers — tema controverso para parte do fandom brasileiro —, Yamashita disse que, como japonês, ficou feliz ao ver que o conteúdo de Super Sentai fez sucesso no mundo, mesmo como uma adaptação americana.
Apesar de falhas técnicas (programa ao vivo tem dessas coisas mesmo), de longe, o bate-papo com Yamashita foi um grande presente e uma grata surpresa para os fãs brasileiros, especialmente de Jaspion. Um momento histórico para o tokusatsu no Brasil.
Essa entrevista foi uma porta de entrada para que o ator venha a conhecer o nosso país, provavelmente como atração de algum evento (Anime Friends?). O momento foi bastante propício no ano em que Jaspion celebra 40 anos de sua exibição original na TV japonesa.
Assista à live na íntegra: