Revisitando Kamen Rider Build: a queima de arquivo de Blood Stalk

O implacável Blood Stalk | Divulgação: Toei

O quarto episódio de Kamen Rider Build apresenta novas pistas sobre o mistério que envolve a Caixa de Pandora, artefato marciano que criou a Sky Wall, dividindo assim o Japão em três regiões. Além de ser um episódio com uma boa dose de adrenalina, já dá pra sentir um clima de suspense que, de alguma forma, lembra séries americanas como 24 Horas e Prison Break, por exemplo.

Sento continua investigando o caso e descobre a possível identidade do astronauta que ativou a Caixa de Pandora. Por sinal, ele é idêntico a Soichi Isurugi. Mas não se sabe ainda se ele tem alguma relação com o fenômeno, se ele está sendo manipulado ou se o astronauta é um sósia de Isurugi.

A pergunta que está no ar é: se Misora fabrica as Fullbottles (garrafinhas de transformação), então quem está fabricando para Night Rouge e Blood Stalk? Outra pergunta: qual o passado de Isurugi? Por que um sujeito pacato, dono de uma cafeteria, estaria relacionado à organização Faust? Por via de regra, isso não faz muito sentido.

Falando nisso, Blood Stalk é o novo vilão da vez. Ele foi o responsável por capturar novamente Nabeshima no final do episódio passado e apagar sua memória. Com isso, o mistério sobre a acusação contra Ryuga Banjo continua. Por outro lado, Sento conseguiu tranquilizar a família de Nabeshima com uma boa lição sobre união, que pode reverter sua amnésia.

Banjo se comove ao ver Nabeshima sem a memória de sua filha | Divulgação: Toei

Isso ainda é só o começo. Não estamos muito longe de saber a verdade, mas, como frisei no review do episódio anterior, esse abismo vai chamar outro, porque há verdades que ainda estão escondidas no mundo de Build.

Mas aqui vai uma dica: preste bem atenção nos passos de Blood Stalk, muito mais do que Soichi, que pode ser um mero joguete da Faust (ou não) e também do próprio Night Rouge. Portanto, fuja de spoilers como o diabo foge da cruz.

Curiosidades sobre o episódio

  • O quarto episódio de Kamen Rider Build, exibido originalmente em 24 de setembro de 2017, foi o último da franquia a ir ao ar às 8h, nas manhãs de domingo, antes da mudança para o atual horário do bloco Super Hero Time, na semana seguinte, pela TV Asahi. A antiga faixa foi a mesma ocupada pelas séries Metal Hero desde o dia 2 de abril de 1989, com a exibição do episódio 10 de Jiban.
Em 2 de abril de 1989, Jiban inaugurou a antiga faixa dominical das 8h da manhã, mantida até o episódio 4 de Kamen Rider Build | Divulgação: Toei
  • Sobre a etimologia do nome do vilão Blood Stalk, o katakana “sutāku” (スターク) é geralmente traduzido como “Stark”. O nome “Stark” também pode ser “Stalk”.
  • HawkGatling é adicionado à abertura.
  • Esta é a primeira vez que Sento se transforma diretamente em um Best Match diferente de Rabbit Tank, e também o primeiro episódio a não apresentar um novo Best Match.
  • Enquanto Haruka mostra a Ryuga seu “truque do elástico”, ela também lhe mostra um “Helicóptero” e uma “Tartaruga”. Coincidentemente, ambas as coisas são, na verdade, duas garrafas cheias de Hokuto.
  • Este episódio apresenta a estreia do Build Rabbit Gatling e do Ninjya Fullbottle.

Destaque da dublagem

Blood Stalk: vilania e elegância de marca maior | Divulgação: Toei

Desta vez, não vou comentar muito sobre os dubladores por um detalhe bem peculiar. Você reparou que nas fichas de dublagem não aparecem os nomes das vozes de Night Rouge e Blood Stalk?

Se você está assistindo a Kamen Rider Build pela primeira vez, reforço aqui o meu conselho: fuja de spoilers como o diabo foge da cruz. As vozes são bem misteriosas e não dá pra falar muito além disso.

Só posso dizer que esse mistério é de extrema importância para a trama, principalmente neste arco inicial. Tudo ainda é bem introdutório até aqui, mas surpresas virão. É justamente essa imprevisibilidade que faz de Build a melhor série de Kamen Rider, numa opinião quase unânime entre os fãs de tokusatsu.

Aviso: a partir da semana que vem, as resenhas sobre Kamen Rider Build serão publicadas todas as sextas, aqui no Blog Daileon, abordando os dois episódios de cada semana.

*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.


Deixe um comentário