Há 40 anos, ‘Roque Santeiro’ e ‘Changeman’ tinham algo em comum; e você não percebeu

O saudoso José Wilker como Roque Santeiro | Divulgação: Globo

Enquanto Changeman estava no ar na TV japonesa, aqui no Brasil, mais precisamente no dia 24 de junho de 1985, ia ao ar o primeiro capítulo de Roque Santeiro, a novela de maior audiência na TV brasileira. Mas o que essas duas produções tão distintas têm em comum, além de serem contemporâneas?

Roque Santeiro é a 34ª novela das oito e rendeu 209 capítulos (atualmente, o título está disponível na íntegra via plataforma de streaming Globoplay), substituindo Corpo a Corpo (1984) e precedendo o remake de Selva de Pedra (1986). De acordo com o IBOPE, Roque Santeiro teve média de 74 pontos de audiência, com picos de 100 pontos, um feito que nem uma outra novela brasileira conseguiu realizar em 60 anos de história da Globo.

Curiosamente, segundo o diretor Jayme Monjardim, em entrevista concedida ao programa Sem Censura, da TV Brasil, em abril de 2024, os 100 pontos de audiência não foram registrados no último capítulo da novela, e sim cerca de duas semanas antes. “Não foi esse capítulo que deu 100% [de audiência]. O que deu 100% foi duas semanas antes de acabar a novela.“

Lima Duarte e Regina Duarte como Sinhozinho Malta e Viúva Porcina, respectivamente | Divulgação: Globo

Guarde bem essa informação

O final de Roque Santeiro foi ao ar, pela primeira vez, no dia 21 de fevereiro de 1986 e reprisado no dia seguinte. O momento ficou marcado pelo duelo entre Roque (interpretado pelo saudoso José Wilker) e o bandido Navalhada (também saudoso Oswaldo Loureiro), na praça da fictícia cidade de Asa Branca.

A passagem do Cometa Halley foi mencionada durante esse momento decisivo na praça da fictícia cidade de Asa Branca.

Tá, mas e o Esquadrão Relâmpago? 🤔

Sim, o final de Changeman teve algo em comum com o final de Roque Santeiro | Divulgação: Toei

Então, é aí que Changeman entra na história, indiretamente (é claro). O último episódio da série tokusatsu foi ao ar em 22 de fevereiro de 1986. O mesmo dia em que foi ao ar a reprise do último capítulo de Roque Santeiro. Havia também uma referência à passagem do Cometa Halley, durante a viagem da Base Shuttle para a estrela Gozma.

Na vida real, a última passagem do Cometa Halley aconteceu em 9 de fevereiro daquele mesmo ano. Ou seja, era um assunto que ainda estava em alta no momento e que foi aproveitada nas duas produções. O timing foi perfeito.

Coincidência ou milagre de santo?


Deixe um comentário