‘Gundam GQuuuuuuX’ veio para confundir e não para explicar

Char retornou sem um propósito maior | Divulgação: Sunrise

Após 12 episódios, Gundam GQuuuuuuX chegou ao fim nesta terça (24). Quem acompanhou, sabe que a série é uma versão alternativa do clássico Mobile Suit Gundam (1979), mostrando que o Principado de Zeon venceu a Guerra de Um Ano. O animê explorou a teoria de realidades alternativas, mas deixou questões confusas no ar.

A reta final deu a entender que Amuro Rey, o protagonista da série original, nunca existiu do outro lado. No seu lugar, estava Shuji, cuja intenção era matar Lalah. Originalmente, Lalah foi morta acidentalmente por Amuro, o que acirrou ainda mais a rivalidade entre ele e Char Aznable.

Já em GQuuuuuuX, Shuji decidiu matá-la para preservar seus sentimentos, pilotando o mobile suit, que é identificado como um Gundam Branco. O desespero de Lalah, por não conseguir salvar Char da morte, criou universos diferentes. Mas uma questão ficou aberta: ele também teria sido criado por Lalah? Não ficou bem explicado. Parece que tudo foi apressado para encerrar a série em poucos episódios.

Quer dizer, Gundam GQuuuuuuX serviu apenas para criar versões alternativas de Char, da Família Zabi, mas sem um propósito maior. Novos personagens como a protagonista Amate Yuzuriha e Shuji serviram somente como isca. Enfim, GQuuuuuuX não é uma série ruim. Ela é interessante por fazer uma intercessão entre passado e presente, tentando não deixar de lado a essência da obra original.

GQuuuuuuX em ação | Divulgação: Sunrise

Mas as saídas encontradas para o desfecho foram bem estranhas. O que é que fizeram com o clássico RX-78-2 Gundam nesse último episódio? Parecia um balão inflável, um boneco de Olinda ainda mais desproporcional. Mal consegui dormir esta noite pensando naquela cena.

Brincadeiras à parte, por um lado, vale a pena conferir Gundam GQuuuuuuX pela boa dublagem do Artworks Digital Studio, que contou com a direção do grande Marcelo Campos (Liuma em Winspector e Solbrain; Mu de Áries em Os Cavaleiros do Zodíaco) e tradução e adaptação de Marcelo Del Greco. Mas a trama em si não faz sentido dentro da lógica do multiverso de Gundam.

Ou seja, seguiu a lógica do Chacrinha: veio para confundir e não para explicar. GQuuuuuuX está longe de ser a melhor série Gundam, mas talvez seja bem lembrada pelos fãs por reescrever parte da trama original.


Deixe um comentário