
Os episódios 5 e 6 de Kamen Rider Build levantam mais pistas sobre o passado de Sento Kiryu e a inocência de Ryuga Banjo. Algumas questões foram respondidas (embora ainda haja lacunas em aberto), mas este arco serviu para fortalecer a parceria entre os dois heróis, que mal sabem o que o destino reserva para eles e seus amigos.
Soichi Isurugi, o dono do Cafe Nascita, revelou o motivo por ativar a Caixa de Pandora. Embora tenha alegado ter sofrido “influência de Marte” (já que o artefato veio do planeta vermelho), ele fez isso para salvar sua filha adotiva Misora, que tem poderes especiais. Quando Sento foi encontrado sem memória, foi Soichi quem cuidou dele e planejou para que ele assumisse o codinome do Build.
Por um lado, Soichi é um cara pacato e prestativo, mas ainda não soa convincente. Talvez ele esconda algum segredo e talvez tenha lá seus motivos para isso, seja para proteger os que estão ao redor dele ou não.
Pelo menos ficamos sabendo que o possível nome verdadeiro de Sento é Taro Satou, que era um aspirante musical. Seu antigo amigo de infância, Tatsuya Kishida, o reencontra. Mas a alegria não durou muito tempo devido à intervenção do astuto Blood Stalk, que transformou Tatsuya em um Smash.

Sento e Ryuga formam uma boa dupla. Ambos possuem suas diferenças, suas discordâncias, mas sabem a hora certa de se unirem quando o objetivo é descobrir a verdade. Aliás, Ryuga se destaca nas cenas de ação — ele seria um baita Kamen Rider, não é mesmo? Ele ganha um aliado que será importante para ele a partir desse instante: é o mini robô Cross-Z Dragon (leia-se: Cross Dragon; o “Z” é mudo), que foi criado por Sento para auxiliar Ryuga.
O ponto alto dos episódios da semana foi a invasão de Sento e Ryuga ao esconderijo da organização Faust. A tentativa de descobrir a verdade foi frustrada, mas descobrimos que Gentoku Himuro, o chefe do Instituto Touto de Pesquisa Avançada, está armando tudo junto com… Blood Stalk! Gentoku já era meio suspeito e essa revelação (por enquanto, para nós espectadores) já reforça a conspiração que envolve a trama.
As questões que ficam no ar agora são essas: o que Taro (Sento) e Tatsuya estavam fazendo no apartamento de Takumi Katsuragi quando ele foi assassinado? Será que Sento é o verdadeiro assassino do Cientista do Demônio? Como diria Dona Milu (aquela personagem da novela Tieta): “Mistééério!”.
Curiosidades sobre os episódios

- Os episódios 5 e 6 de Kamen Rider Build foram exibidos nos dias 1º e 8 de outubro de 2017, respectivamente. O episódio 5 inaugurou o atual horário das séries Kamen Rider nas manhãs de domingo pela TV Asahi, às 9h da manhã; seguido pelas séries Super Sentai às 9h30.
- O episódio 5 marca a primeira vez que Soichi e Misora fazem narração.
- O episódio 5 apresenta a estreia da forma Ninnin Comic e da sua espada, 4komaninpoutou.
- Durante o conceito inicial da nova forma do Build, Ninin Comic, Sento tentou combinar a Comic Full Bottle com a Kaizoku Full Bottle. Isso pode ser uma homenagem à popular série One Piece, que é um mangá/animê sobre piratas (kaizoku, em japonês).
- Quando o Build se transforma da forma Hawk Gatling para a forma Rabbit Tank, em vez de usar o Snap Ride Builder completo, um efeito de transição rápida dos tubos pneumáticos do Builder aparece em seu lugar. Isso seria utilizado em episódios futuros, provavelmente como uma estratégia da equipe de produção para economizar com efeitos de CGI.
- O título do episódio 6 (O Moonsault Furioso) é uma referência ao anúncio da transformação da forma Rabbit Tank do Build e à raiva de Sento.
- A forma Ninnin Comic é adicionada à abertura no episódio 6.
- O episódio 6 é o primeiro da série que não apresenta nenhum novo Fullbottle.
- O episódio 6 marca a última aparição televisionada da combinação perfeita do Gorilla Mond.
- O episódio 6 apresenta a estreia da forma Ninja Tank do Build e do mini robô Cross-Z Dragon.
“Irmãozão!”

O destaque da dublagem nos episódios 5 e 6 de Kamen Rider Build fica para Bruno Yoshioka, a voz de Tatsuya Kishida.
O primeiro trabalho de Yoshioka foi na terceira dublagem do filme Astérix e Obélix contra César (1999), realizada em fevereiro de 2022 pelo estúdio UP Voice. Antes de Build, ele já havia emprestado sua voz ao protagonista Aruto Hiden/Kamen Rider Zero-One no filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020).
Yoshioka também dublou alguns animês como My Hero Academia e Lupin III: Parte 5.
*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.