Revisitando Kamen Rider Build: a conspiração da Faust

Night Rogue entra em ação | Divulgação: Toei

Parece mistério de novela das oito, mas a pergunta que não quer calar, neste ponto de Kamen Rider Build, é essa: quem matou Takumi Tatsuragi, o Cientista do Demônio? O mistério gira em torno da dupla Sento Kiryu/Kamen Rider Build e Ryuga Banjo sobre o caso que ainda tem vários mistérios a serem desvendados. Mal sabem eles que suas vidas estão prestes a mudar drasticamente.

Tudo o que sabemos até agora é que Sento perdeu sua memória dos tempos em que era Taro Satou. Mas o que ele fazia na casa de Katsuragi no dia em que Katsuragi foi assassinado? E o que Ryuga foi fazer lá? Talvez Sento seja mesmo o assassino ou será que não? É justamente esse mistério que faz de Kamen Rider Build uma série com um roteiro bem amarrado e com muito suspense.

Takumi Katsuragi, o Cientista do Demônio | Divulgação: Toei

Existem pistas que já apareceram e nem mesmo os espectadores que estão assistindo agora pela primeira vez (com dublagem, inclusive) perceberam. Essa tática foi muito bem montada pelo roteirista Shogo Muto. Mas há outras pistas que estão muito bem guardadas para serem reveladas no momento certo — portanto, fujam de spoilers como o diabo foge da cruz.

O que mais intriga é que sabemos um pouco mais sobre o passado de Takumi Katsuragi, que se demitiu do Instituto Touto de Física Avançada dois anos antes de ser assassinado. O Cientista do Demônio não tinha essa alcunha por acaso: ele criava experiências em humanos com o gás Nébula. E ainda por cima, segundo Blood Stalk, Katsuragi foi o responsável por criar os Smash e a organização Faust.

Chegamos ao ponto em que boa parte dos personagens principais é suspeita, mas os pontos estão começando a ser ligados gradualmente. Boa parte disso se deve à visita de Sento e Ryuga à mãe de Takumi, na região de Hokuto. Mas tudo não passou de uma armadilha da Faust para obter um pen drive com dados de um projeto criado por Takumi.

Ainda restam verdades ocultas, mas uma delas já foi revelada: Gentoku Himuro é na realidade o alter-ego de Night Rogue. Uma revelação bem convincente e que já suspeitávamos (quem observou a ficha técnica descobriu facilmente que o ator Kensei Mikami interpretou os dois personagens, que são um só).

Gentoku é o Night Rogue | Divulgação: Toei

Quanto mais esse mistério é cavucado, outros mistérios aparecem em volta. Mais do que saber quem matou ou não Katsuragi, surge outra dúvida: por que o jovem cientista, que queria defender o legado de seu falecido pai, queria transformar pessoas em monstros? Saberemos muito em breve, mas se você pensa que sabe o que vai acontecer, está redondamente enganado.

Curiosidades

  • Os episódios 7 e 8 foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 15 e 22 de outubro de 2017, respectivamente.
  • A Transformação Smash é mostrada completamente pela primeira vez no episódio 7.
  • O episódio 7 revela que a transformação de Build será cancelada se um Fullbottle for eliminado.
  • O mesmo episódio também apresenta a estreia da nova forma do Build: Panda Gatling.
  • O episódio 8 apresenta a estreia de outra nova forma do Build: Fire Hedgehog.
  • A forma Rocket Panda é adicionada na abertura da série, a partir do episódio 8.
  • O episódio também apresenta a estreia da forma Gorilla Rocket.
  • Ainda no mesmo episódio, Blood Stalk se refere ao projeto secreto em que Faust está trabalhando como um “Rider System”, um rótulo usado ocasionalmente nas séries Kamen Rider da era Heisei como um termo genérico para o equipamento de transformação.

“Jōketsu!”

Guilherme Marques, a voz de Gentoku/Night Rogue

O destaque da dublagem de hoje vai para a potente voz de Guilherme Marques, o dublador de Gentoku Himuro/Night Rogue. Embora a ficha de dublagem (que aparece no final de cada episódio) tenha guardado bem a então identidade secreta do vilão, a voz de Guilherme já era bem perceptível, mesmo com os efeitos durante as falas de Night Rogue.

Fã de tokusatsu, ele colaborou em produções ao dublar Antonio, o Ranger Dourado de Power Rangers Samurai/Super Samurai (2011~2012); e Jun Fukuzoe no filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020). Em 2022, Guilherme se destacou entre os fãs de tokusatsu por dublar o detetive Shotaro Hidari, a parte esquerda do Kamen Rider Double no animê FUUTO PI — disponível na Crunchyroll.

Atuando na dublagem desde 2007 e sendo também diretor de dublagem da Dubrasil desde 2015, Guilherme já dublou vários filmes e séries americanos. Sua voz também é conhecida entre os fãs de animês por interpretar personagens como Erwin Smith em Attack on Titan e Loid Forger/Twilight em SPY x FAMILY.

*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.


Deixe um comentário