Toninho Ghizzi era a super voz da trilha sonora nacional de ‘Kamen Rider Black’

Ghizzi era o cantor nacional de “Black Man” | Divulgação: Denys Flores

Apesar de não ser um grande fã da versão nacional de Kamen Rider Black, reconheço o talento do cantor Toninho Ghizzi, que infelizmente nos deixou na última sexta-feira — 11 de julho de 2025 —, aos 78 anos. Sua música mais conhecida é justamente o tema de abertura em português, que foi comercializado em LP, no distante ano de 1991, com o título “Black Man”.

Por mais que o tema original interpretado por Tetsuo Kurata, astro principal da série de 1987, seja o mais famoso entre os fãs de tokusatsu (já que a extinta Manchete apresentou na versão original japonesa), a interpretação de Ghizzi marcou a memória afetiva dos fãs que adquiriam o LP na época, especialmente pelo trecho inicial da abertura: “Moto que voa e flutua, da lua nua ao arranha-céu”.

Capa do LP de “Black Man” | Reprodução

Além de “Black Man”, Ghizzi interpretou os seguintes temas nacionais de Kamen Rider Black: “Super Veloz” (Gekisou! Ni Dai Machine), “Até Sempre” (Long Long Ago, 20th Century), “Rider Black” (Black Action), “Vem Balançar” (Bokura No Sun Vulcan; de Sun Vulcan, série Super Sentai de 1981; inédita no Brasil) e “Canção das Estrelas” (Black Hole Message).

Enfim, por mais que as letras de algumas canções da trilha sonora nacional de Black sejam mais infantis, em comparação com a atmosfera carregada que a trama em si tinha, Ghizzi deixou um grande diferencial com sua voz poderosa, que infelizmente se calou. Porém, continua ecoando nas lembranças e na história do tokusatsu no Brasil.

Curiosamente, Ghizzi começou sua carreira musical em 1966 como cantor, arranjador, coralista e guitarrista. Contribuiu ao lado de grandes nomes da música popular brasileira como o rei Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanderléia e Nelson Ned, e também passou por programas como Clube do Bolinha (TV Bandeirantes) e Inglês com Música (TV Cultura).

Que descanse em paz.

Ouça na íntegra a trilha sonora nacional de Black Man:


Deixe um comentário