
Uma dúvida paira no ar: Takumi Katsuragi e o astuto Blood Stalk são a mesma pessoa? Enquanto não descobrimos a verdade (que está mais perto do que você possa imaginar), o segredo da Faust vai sendo desvendado a cada episódio de Kamen Rider Build. Nesta semana, o que era esperado pelo público neste arco inicial, aconteceu. Nasce um novo Kamen Rider para enfrentar a organização maligna.
O grande destaque dos episódios 11 e 12 da série é, de longe, Ryuga Banjo, que finalmente se transformou em Kamen Rider Cross-Z. Desde o início, Ryuga já tinha mesmo um jeitão de herói e era justo que ele se transformasse em algum momento, ainda mais nos tempos em que a fabricante de brinquedos Bandai exige ao menos um herói secundário em cada série da franquia.

Curiosamente, o nome Cross-Z é pronunciado em japonês como “Kurōzu” (クローズ), que é o mesmo que “Cross” (“cruz” em tradução livre). Normalmente, o Z é pronunciado em japonês como “Zetto”. Mas, no caso do novo herói, entende-se que o Z seja mudo na pronúncia japonesa, por ser uma contração que favorece a sonoridade na língua deles. O que, por sinal, não é o caso da romanização ocidental, no qual podemos ler o seu nome como “Cross-Zi” (em inglês). Portanto, não está errado.
Outro detalhe: o kanji usado para soletrar seu primeiro nome pode significar poeticamente “Eu sou um dragão” (竜我, Ryū ga). Ou seja, seu nome não foi escolhido ao acaso.
Voltando a falar dos eventos da série até aqui: a grande reviravolta nestes dois episódios foi a descoberta de Sawa Takigawa como espiã das Indústrias Namba, que coleta informações sobre o Rider System para ser usado como arma militar. Não se sabe direito ainda se Sawa é inimiga ou aliada, porque ela revelou para Sento e cia que Juzaburo Namba tem parceria com a Faust para recuperar a Caixa de Pandora.
Mas o que chamou a atenção foi a frieza de Gentoku Himuro, o verdadeiro alter-ego de Night Rogue, ao utilizar seu assistente Nariaki Utsumi, o secretário do Primeiro-Ministro de Touto, como um mero joguete. Para não expor a Faust, Utsumi assumiu uma espécie de teatro ao se transformar em Night Rogue para ser supostamente ser capturado. Mas logo foi executado pelo próprio Gentoku.

A grande surpresa reservada foi a volta de Nabeshima, que recuperou a memória e está prestes a revelar quem incriminou Ryuga como assassino de Katsuragi, o Cientista do Demônio. Aguardem os próximos dois episódios, que encerrarão o arco da Faust e mudarão o curso da trama daqui pra frente. Nada mais será como antes.
Curiosidades
- Os episódios 11 e 12 foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 19 e 26 de novembro de 2017, respectivamente.
- A forma Key Dragon de Build é adicionada à abertura no episódio 11.
- O episódio 11 marca a última aparição do Key Dragon Best Match.
- A forma Kaizoku Ressha de Build é apresentada pela primeira vez no episódio 12.
- Pela primeira vez desde a estreia, o episódio 12 não apresenta os créditos iniciais, que aparecem no final. Coincidentemente, o episódio 12 da série anterior, Kamen Rider Ex-Aid (2016), também não apresentou os créditos iniciais.
- Coincidentemente, o episódio 12 de Kamen Rider Ex-Aid também apresentou um personagem maligno (Kuroto Dan/Kamen Rider Genm) parecido com um Rider assassinando alguém para esconder seu segredo.
- Após a conclusão da produção do episódio 12, o ator Yuki Ochi, que interpretou Utsumi, recebeu flores de despedida da equipe de produção. Curiosamente, Ochi se retirou do meio artístico em 31 de dezembro de 2020.
- O episódio 12 marca o 400º episódio da série Kamen Rider da segunda fase da era Heisei — iniciada por Kamen Rider W (Double; 2009).
A voz do Rider “brutamonte”

Ricardo Campos é o diretor de dublagem de Kamen Rider Build, e é ele quem empresta a voz para Ryuga Banjo. Sobrinho do dublador Marcelo Campos (Liuma Ogawa em Winspector e Solbrain), começou sua carreira em 2012, ao interpretar alguns personagens da sitcom americana How I Met Your Mother (2005~2014).
Entre seus trabalhos, Campos se destaca como Kevin Pearson na série americana This is Us (2016~2022), Adam Key na série britânica This Is Going to Hurt (2022~presente), entre outros.
Campos dublou vários animês, incluindo vozes adicionais em Mazinger Z (1972~1974), Masato Nakazato nas duas versões mais recentes de Super Campeões (Captain Tsubasa; 2018 e 2023) e até Son Goku na redublagem do filme Dragon Ball Z: A Batalha de Deuses (2013) — realizada pelo estúdio Clone (o mesmo de Kamen Rider Build).
Nas produções de tokusatsu, Campos dirigiu — também no estúdio Clone — o filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020), no qual dublou o personagem Horobi/Kamen Rider Horobi. Interpretou o robô Cruise em Power Rangers: Morfagem Feroz (Power Rangers Beast Morphers; 2019~2020); e o Guarda Carlos Garcia, pai dos heróis Javi e Izzy, em Power Rangers: Dino Fúria (Power Rangers Dino Fury; 2021~2022) e Power Rangers: Fúria Cósmica (Power Rangers Cosmic Fury; 2023) — as últimas séries da franquia até o momento.

*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.