Sana 2025: astros de ‘Smallville’ agitam fãs cearenses e contam curiosidades sobre a clássica série de TV

Erica Durance e Tom Welling no palco do Sana | Foto: Lídia Rayanne – 20.07.2025

Há cerca de 20 anos, pensar na possibilidade de ver heróis da TV em plena capital cearense era algo inimaginável ou talvez (como diria a canção do Raul) um sonho de sonhador. Mas quem diria que isso poderia ser uma realidade em 2025? Então, já podemos dizer que Clark Kent e Lois Lane estiveram aqui em Fortaleza. Ou melhor, o ator americano Tom Welling e a atriz canadense Erica Durance, que interpretaram os respectivos personagens na série Smallville (2001~2011), foram algumas das principais atrações do Sana neste domingo (20).

Já se passaram 14 anos após o fim deste clássico do início do século, que rendeu 10 temporadas e continua sendo aclamada, tanto pelos fãs da DC Comics quanto pelos nostálgicos das séries americanas da década de 2000. Com estreia nos EUA em 16 de outubro de 2001, pelo extinto canal The WB (que se tornou The CW a partir de 2006, em fusão com a também extinta UPN), Smallville chegou ao Brasil em 23 de abril de 2002 pelo Warner Channel. Se tornou popular para o grande público a partir de 2004, com exibição pelo SBT, com a dublagem carioca realizada pela Wan Mächer (atual Wan Marc).

E não foi à toa que Welling e Durance foram bastante aclamados pelos fãs cearenses ao chegarem ao Palco Art & Fest do Sana. Welling relembrou quando começou a gravar a série, já imaginando que Smallville seria especial de alguma maneira. Porém, ele não tinha um contato direto com os fãs como atualmente.

Sem saber do futuro

Tom Welling, o Clark de Smallville | Foto: Lídia Rayanne – 20.07.2025

Desenvolvida pelos roteiristas e produtores Alfred Gough e Miles Millar, Smallville contava as aventuras de Clark Kent, ainda em sua adolescência, antes de se tornar o Superman. Welling sentiu esse diferencial ao receber o papel e tentou se manter na questão de interpretar Clark sem saber que seria o Homem de Aço no futuro.

Durance estreou como Lois Lane na quarta temporada de Smallville, e passou a ter uma grande importância na vida do Clark com o passar do tempo. A atriz considera que isso se deve ao time de produção que ajudou a fazer com que sua personagem crescesse, e acredita que as pessoas se espelham nessa por conta disso.

Welling ressalta que uma coisa que tornou os personagens diferentes era o fato de eles cometerem falhas, o que ajudou no processo de crescimento de Clark, Lois, entre outros. A convivência com Welling fez com que Durance se identificasse com a Lois.

Curiosamente, Welling lembrou que teve que voltar três dias antes de suas férias de hiato da série acabarem, entre a terceira e a quarta temporada, para contracenar com Durance e ver como seria o entrosamento dos personagens. Segundo o ator, era “perfeita para o papel” e nem precisaria de teste. Aliás, vamos combinar que ambos têm uma química dentro e fora das telas, não é mesmo?

Sonhos, desafios e… beijo em One Piece?

Erica Durance, a Lois Lane em Smallville | Foto: Lídia Rayanne – 20.07.2025

Quando foram perguntados sobre quais personagens da DC eles seriam se não fosse Clark e Lois, Welling respondeu que seria difícil de responder, mas que gostaria de ser o Batman ou até mesmo o Homem de Ferro, herói da Marvel. Durance foi direta na resposta: “Mulher-Maravilha, sem dúvidas”.

Welling disse que seu maior desafio como Clark foi vencer o vilão Apocalypse (Doomsday, no original), que levou um tempo a mais e que foi uma dificuldade para o personagem. Isso foi marcante para o ator. Quando indagado por Durance sobre Lex Luthor, ele respondeu que, por Clark ser seu amigo, havia uma constante batalha mental. “Não tem nada pior do que tentar ser amigo de uma pessoa que não quer ser sua amiga nas mesmas condições”, ressaltou Welling.

Após falar sobre esse assunto, o bate-papo ficou ainda mais descontraído quando o ator acenou para um casal que estava no barco da série One Piece (na verdade, era uma réplica gigante baseada no barco do famoso mangá/animê) que estava no evento e pediu para eles se beijarem. “Kiss, kiss, kiss!”, dizia o ator. Não deu outra e o público foi ao delírio.

“Lex Luthor queria estar aqui”

A dupla de Smallville se diverte com os fãs de Fortaleza | Foto: Lídia Rayanne – 20.07.2025

Welling voltou a falar sobre Lex Luthor. Ou melhor, sobre seu intérprete em Smallville. “Minha primeira impressão do Michael [Rosenbaum] é que ele era um ator muito bom. Essa foi a primeira coisa que pensei”, contou ele. Além da série de TV, Welling falou que Rosenbaum é uma pessoa divertida, que já haviam participado de podcasts e são bons amigos.

Inclusive, Welling contou que, horas antes do painel, Rosenbaum mandou uma mensagem para ele dizendo que estava em uma convenção de cultura pop em outro país na ocasião. “Ele queria estar aqui porque não estava tão legal lá”, revelou o ator americano.

“Eu não tive muitas oportunidades de trabalhar com o Michael [em Smallville], mas se tem uma coisa que me impressiona nele é a habilidade dele de mudar de Michael, o cara mais doce da Terra, para o Lex. Então, tudo nele muda. O trejeito, a voz, o corpo, tudo muda”, comentou Durance.

“Vaia cearense!”

A conversa muda um pouco quando o mediador do painel fala que, aqui no Ceará, existe “uma forma diferente de se comunicar com os outros”. Ele se referia aos gritos conhecidos por aqui como “vaia cearense”. Welling não entendeu bem no começo e gritou “Vaia cearense!” quatro vezes, como se fosse um grito de guerra ou algo do tipo.

Mas Durance captou a mensagem e imitou o nosso famigerado grito popular. Foi um momento muito inusitado/engraçado que os fãs cearenses de Smallville (como este que vos escreve) jamais imaginaram. Sensacional! Veja:

Mensagens de esperança

Os atores foram indagados sobre como é trazer a representação de esperança. Durance respondeu: “É muito importante para mim trazer essa mensagem de positividade em um programa que toda a família pode se reunir para assistir, e trazer todos esses valores de positividade que o mundo nem sempre tem”.

Welling respondeu: “A esperança é sempre algo muito bom, mas às vezes as pessoas têm esperanças diferentes. Fazer uma escolha é muito interessante, assim como Clark lida com essa esperança”.

Você não é o Lex

Tom Welling fala sobre seu retorno como Clark Kent em 2019 | Foto: Lídia Rayanne – 20.07.2025

Alguns fãs mais jovens provavelmente conheceram Smallville por meio do evento da Crise nas Infinitas Terras, dividido em cinco partes distribuídas nas séries do Arrowverse. Mais precisamente no episódio 9 da quinta temporada de Supergirl (em dezembro de 2019), no episódio 9 da primeira temporada de Batwoman (em dezembro de 2019), no episódio 9 da sexta temporada de The Flash (em dezembro de 2019), no episódio 8 da oitava temporada de Arrow (em janeiro de 2020) e no episódio especial da quinta temporada de Legends of Tomorrow (em janeiro de 2020).

Em 2019, Tom Welling e Erica Durance retornaram como Clark Kent e Lois Lane, respectivamente, na segunda parte da Crise nas Infinitas Terras, situada em Batwoman. Vale citar que os eventos de Smallville acontecem na Terra-167, que foi revisitada na ocasião.

No painel da antiga série de TV no Sana, foi mencionada a cena em que Lex Luthor (desta vez interpretado por Jon Cryer, da sitcom Two and a Half Men) chega com uma kryptonita, mas o Clark de Smallville resistiu ao mineral radioativo que enfraquece os poderes do herói. Contextualizando: Clark já não tinha mais poderes do Superman na ocasião, por decidir se dedicar à sua família.

Para Welling, foi “memorável” olhar para outro ator que não fosse Rosenbaum e dizer “Você não é o Lex”. Durance também comentou que, quando foi convidada para reprisar Lois Lane, ela “tinha que estar lá também”.

Erica Durance fala sobre as gravações do funeral de Jonathan Kent — que virou brincadeira nos bastidores | Foto: Lídia Rayanne – 20.07.2025

Foco em cada episódio

Em Smallville, Clark e Lois tinham uma amizade “como irmãos” que se desenvolveu para se tornarem um casal. Welling revelou que, no início de cada temporada, o elenco não sabia o que aconteceria até o final. Eles interpretavam episódio por episódio, sendo que a interpretação deles era de acordo com o conhecimento dos personagens.

A morte esperada foi uma surpresa

Sobre a morte de Jonathan Kent, o pai de Clark, na quinta temporada de Smallville, Welling contou que esperava que isso poderia acontecer. Mas o elenco só soube do acontecimento uma semana antes das gravações. Inclusive, esse é um dos episódios que ele costuma falar com mais frequência quando está falando com outras pessoas.

Durance lembrou que a cena do funeral de Jonathan Kent foi longa, cerca de oito horas de gravação. “Em algum momento a gente enlouqueceu. Estávamos tristes por um minuto, mas na maior parte do tempo começamos a brincar atrás das câmeras”, contou a atriz.

Em memória de Reeve

Christopher Reeve e Tom Welling em 2003, durante a segunda temporada de Smallville | Divulgação: DC/Warner

Na plateia, um cosplay do Superman perguntou para Welling como foi gravar com o saudoso Christopher Reeve, quando fez uma participação especial em Smallville como o Dr. Virgil Swann, no episódio 17 da segunda temporada. Antes de Welling responder, o público aplaudiu em homenagem ao Reeve, que ficou imortalizado como o herói no cinema entre 1978 e 1987.

“Ele era uma pessoa muito importante e foi muito legal, porque rimos bastante, praticamente o tempo todo. Isso significou muito pra mim e ainda significa”, disse Welling.

Passagem lendária

De longe, a participação dos astros principais de Smallville no palco do Sana foi além da nostalgia. É claro que eles estão amadurecidos, mas o tempo está sendo generoso com os dois, que continuam em plena forma. Ambos foram muito simpáticos e calorosos com os fãs, que jamais esquecerão dessa visita.

Quem sabe eles não retornem um dia desses e com Rosenbaum? Hoje em dia, diferente da época da série de TV, esse tipo de encontro e interação com o público pode acontecer.

Os jovens Tom Welling e Erica Durance como Clark e Lois, respectivamente, em Smallville | Divulgação: DC/Warner

Deixe um comentário