
Parafraseando o Patropi: agora sim, Kamen Rider Build jamais será o mesmo. A trama muda de rumo a partir desse instante, em que a identidade do vilão Blood Stalk é revelada, no final do arco da Faust. O roteirista Shogo Muto soube segurar muito bem o mistério aqui — e muito mais vem por aí —, criando até um falso clima de paz entre os personagens principais.
Soichi Isurugi nos enganou — ou pelo menos tentou — ao se passar por um simples e pacato dono de cafeteria. Vale lembrar que ele já era suspeito por ter sido o astronauta responsável por ativar a Caixa de Pandora, o que deu origem à Tragédia de Sky Wall, dividindo o Japão em três regiões. Se não fosse pela amnésia temporária de Nabeshima, já teríamos descoberto seu segredo há muito tempo.
No fim das contas, a graça da série está justamente nessa imprevisibilidade. Soichi era membro de longa data da Faust e sequestrou Misora do hospital em que estava internada desde a época da Tragédia de Sky Wall. Já sabemos que Soichi tirou Misora da Faust por causa da sua habilidade em purificar os frascos (Fullbottles), que também era uma armadilha arquitetada pelo vilão.
Enfim, Soichi foi um bom ator e pareceu se importar em criar uma família. Foi graças a ele que Sento recuperou a dignidade como pessoa comum, após perder sua memória e ser treinado para ser Build. Mas Sento foi usado como um mero joguete de Soichi/Stalk. Por outro lado, os valores que Sento e Ryuga possuem são maiores para enfrentá-lo.

Stalk deu muito trabalho e isso é apenas o começo. E como todo bom final de episódio de Build (pelo menos neste arco da Faust), surgiu uma revelação: que Gentoku Himuro é Night Rogue. Nenhuma novidade para nós, mas isso muda bastante para os heróis, que não sabiam de nada até então.
A voz de Stalk era familiar
Na versão original de Kamen Rider Build, Soichi Isurugi, o alter-ego de Blood Stalk, era interpretado por ator e ex-modelo Yasuyuki Maekawa. Porém, quando transformado em Stalk, quem dublava o vilão era o veterano Tetsuo Kanao.
Tal dualidade foi importante para esconder, de fato, a verdadeira identidade de Stalk até aqui. Mas infelizmente (ou felizmente) isso foi suprimido na dublagem realizada pelo estúdio Clone. Não sei qual foi o critério para que Alex Minei dublasse Isurugi e Stalk — que são o mesmo personagem.

Disse aqui no blog que a voz de Minei chama a atenção por ter um timbre de voz que lembra um pouco a voz de Luiz Carlos de Moraes, o dublador do Dr. Willy na animação clássica do Mega Man, e que isso será bem importante para o futuro de Isurugi. E sua voz casa perfeitamente com Isurugi.
Mas, na opinião deste que vos escreve, acredito que Stalk poderia ter a voz de outro dublador. Não sei qual foi o critério para manter Minei para dublar Stalk. Meus amigos Danilo Modolo, do canal TokuDoc, e o tradutor Gustavo Iracema (Gustavaum), que participaram diretamente da consultoria da dublagem de Kamen Rider Build, poderiam falar sobre isso com mais propriedade do que eu.
Esse elemento surpresa, que havia na versão original, se perdeu na dublagem, e isso talvez tenha ficado bastante óbvio para quem está assistindo Build pela primeira vez. Por outro lado, a voz de Minei também combina perfeitamente com Stalk. Uma controvérsia da dublagem (em comparação com a versão original) que deu muito certo. E acredito que, talvez, por causa da sua versatilidade, a voz de Minei tenha sido mantida para o vilão.
E isso certamente fará mais sentido nas próximas fases da série, quando veremos a astúcia de Stalk ir mais longe — sem spoilers.

Curiosidades
- Os episódios 13 e 14 de Kamen Rider Build foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 3 e 10 de dezembro de 2017, respectivamente.
- O episódio 13 apresenta a estreia da forma Octopus Light de Build.
- Os episódios 13 e 14 marcaram a primeira vez que Atsuhiro Inukai (Sento Kiryu) fez sua narração sozinho.
- Na versão original exibida pela TV Asahi, a partir do episódio 13, cenas de Kamen Rider Heisei Generations Final: Build & Ex-Aid com Legend Riders são mostradas na sequência de abertura. O filme estreou nos cinemas japoneses em 9 de dezembro de 2017.
- O episódio 13 marca a primeira vez que Sento e Ryuga se transformam juntos em Build e Cross-Z, respectivamente.
- A energia semelhante a uma cobra que Blood Stalk usou para fugir de Build e Cross-Z é, na realidade, um Venosnaker com outra cor, exceto pelos espinhos nas laterais do capuz. Vanosnaker é a criatura que foi contratada pelo vilão Takeshi Asakura/Kamen Rider Ouja em Kamen Rider Ryuki (2002). Vanosnaker é também o nome da sua mesma contraparte americana em Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão (2009).
- Além disso, a cena em que Stalk usa Cross-Z como um escudo humano para se defender de Build (na forma Hawk Gatling) é uma referência ao episódio 19 de Kamen Rider Ryuki, quando Kamen Rider Ouja usa Kamen Rider Gai para se defender do Final Vent de Zolda. A situação se repete mais tarde no especial Kamen Rider Brave ~Let’s Survive! Revival of the Beast Rider Squad!~ (2017), quando Ouja usou Kamen Rider Sasword para bloquear o ataque de Brave.
- O episódio 13 apresentou um flashback anterior aos eventos da série, de quando Sento se transformou em Build pela primeira vez.
- Quando Build se transforma em Rabbit Tank pela primeira vez no flashback, o Build Driver não anuncia a combinação como Best Match e nem diz a frase. No entanto, em vez da música “Trial Form”, os nomes das Garrafas são apenas repetidos.
- Isso nos remete ao Episódio 3, no qual Sento afirmou ter adicionado a função de reconhecimento de Best Match ao Build Driver. Aparentemente, ele também adicionou anúncios mais elaborados de transformação de Best Match, semelhantes aos de Ryoma Sengoku e do Sengoku Driver de Kamen Rider Gaim (2013).
- Gentoku não aparece no episódio 14.
- No episódio 14, esta foi a primeira vez que uma Fullbottle é criada sem a ajuda de Misora.
- Este é o único episódio em que Blood Stalk usa a voz de Soichi Isurugi (pelo menos na versão original), porém ele usou brevemente o modulador de voz no começo do episódio.
- No episódio 14, quando Sento e Soichi se transformam em Build e Blood Stalk, respectivamente, os anúncios de transformação são silenciados. Algo semelhante aconteceu no episódio 6 de Kamen Rider Ghost, quando o anúncio de transformação de Ghost foi silenciado durante sua primeira luta com Onpu Gamma. No caso deste último, isso ocorreu porque Onpu Gamma silenciou todos os sons que não fossem de um piano ou de sua própria voz, e o áudio só retornou após ele executar seu ataque de nota musical.
- Os eventos do filme Kamen Rider Heisei Generations Final: Build & Ex-Aid with Legend Riders se passam depois do episódio 14, apesar de ter estreado no dia anterior (9 de dezembro de 2017). Se alguém assistisse ao filme antes deste episódio, sofreria alguns pequenos spoilers.
Destaque da dublagem

Alex Morales é a voz de Sento Kiryu, o alter-ego de Kamen Rider Build. Ele dublou vários filmes americanos, entre eles, em redublagens de clássicos como Monty Python: A Vida de Brian (1979), Os Bad Boys (1995), Rambo IV (2008), além de séries como Doctor Who (2005~atualmente), Dexter (2006~2013), Breaking Bad (2008~2013), The Mandalorian (2019~presente), Senna (2024), entre outros.
Morales interpretou personagens de animê, como Yasopp em One Piece, Reapmon em Digimon Fusion, Shuhei Hisagi em Bleach, entre outros.
Além de Kamen Rider Build, Morales já teve uma breve passagem por dublagem de tokusatsu, mais precisamente como o monstro Armadeevil no segundo episódio de Power Rangers Super Samurai (2012).
*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.