Morte de Ted Jan Roberts, astro de ‘Masked Rider’, não deveria passar despercebida

Ator americano Ted Jan Roberts, astro de Masked Rider, morreu há 3 anos | Divulgação

De forma discreta, o falecimento de Ted Jan Roberts foi confirmado em meados deste mês de julho de 2025. Portais como IMDb e Wikipédia já apontam 6 de junho de 2022 como a data de óbito do ator que interpretou o Príncipe Dex, o alter-ego de Masked Rider, a adaptação americana de Kamen Rider Black RX.

Richard G Ortega, pai do ator americano, havia escrito em seu post no Facebook no dia 16 de maio de 2024:

“Nunca mencionei isso antes e só agora mal consigo falar sobre a perda do meu filho Ted,
em 6 de junho de 2022. Depois, perdi meu filho mais novo, Paul, em dezembro passado.
Esses acontecimentos trágicos têm sido alguns dos momentos mais difíceis da minha vida!”

As informações foram levantadas recentemente em junho pelos fãs da série Masked Rider, que sentiram a escassez de informações sobre Roberts. Até então, tratava-se apenas de uma hipótese, até que veio a confirmação. É provável que, na época em que o pai de Roberts publicou a informação, o seu post não tenha tido o alcance necessário para que o público soubesse. Porém, Ortega não revelou a causa da morte de Ted Jan Roberts.

Antes de Masked Rider, Ted Jan Roberts iniciou sua carreira em 1993 no filme de artes marciais Magic Kid, no qual interpretou o herói Kevin Ryan. Reprisou o mesmo papel no filme Magic Kid 2, em 1994. Mas foi a partir de setembro de 1995 que Roberts ficou conhecido como o Príncipe Dex, o alter-ego do Cavaleiro Mascarado nos três primeiros episódios da terceira temporada de Mighty Morphin Power Rangers, que serviram como prólogo da série Masked Rider. Sua última atuação foi em 2008 no filme Milk, estrelado por Sean Penn.

Os problemas de roteiro, edição e adaptação de Masked Rider são casos à parte. A série nipo-americana pode não ter tido o mesmo sucesso que Power Rangers, mas Roberts, que morreu aos 42 anos, deixou uma marca na história das adaptações de tokusatsu nos EUA. Particularmente, Roberts marcou minha memória da época em que eu assistia Masked Rider pelo extinto canal pago Fox Kids — que curiosamente chegou a apresentar a série que veio “do Japão” e “pioneira de super ação e aventura”.

Que descanse em paz.


Deixe um comentário