
Os episódios 15 e 16 de Kamen Rider Build — os últimos exibidos originalmente em 2017 — marcam o início de um novo arco: Invasão de Hokuto. Uma guerra é travada em meio a uma nova revelação sobre o passado de Sento Kiryu, o paradeiro do gênio Takumi Katsuragi e a chegada de um novo Kamen Rider.
Ninguém contava com a astúcia de Soichi Isurugi/Blood Stalk e seu poder de mudar o rosto das pessoas. O tal assassinato de Katsuragi, o Cientista do Demônio, foi uma armação para incriminar Ryuga Banjo no passado. Ou seja, o falso Katsuragi era, na realidade, Taro Satou com o rosto do verdadeiro Katsuragi, que teve seu rosto trocado com Satou e a memória apagada pela Faust. O fundador da Faust provou do seu próprio veneno, mas passou a viver com uma nova memória, como Sento Kiryu.

Isurugi não perde a pose ao mentir. É um cara de pau que estragou o clima natalino dos personagens — vamos lembrar que era fim de ano neste exato ponto da série. Sento poderia ficar lamentando pelos crimes que Katsuragi cometeu, ainda na condição da sua antiga memória. Mas o herói resolveu olhar para frente e, com sua nova identidade e memória perdida, lutar contra a organização maligna que criou.
A guerra foi deflagrada pelo governo de Hokuto. Com isso, entram em cena Kamen Rider Grease e seus companheiros Akaba, Aoba e Kiba. Embora seja a primeira aparição desses quatro novos personagens, eles fizeram suas estreias no filme Kamen Rider Heisei Generations Final: Build & Ex-Aid with Legend Riders — que estava em cartaz nos cinemas japoneses na ocasião.
O caso de Ryuga foi solucionado. O passado de Sento foi desvendado. O novo ano está chegando para os heróis, que terão de enfrentar contra os seus próprios destinos para não se tornarem em armas de guerra. As reviravoltas continuarão.

Curiosidades
- Os episódios 15 e 16 de Kamen Rider Build foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 17 e 24 de dezembro de 2017, respectivamente.
- Na exibição original pela TV Asahi, a abertura do episódio 15 ainda apresentava as mesmas cenas do filme Kamen Rider Heisei Generations Final: Build & Ex-Aid with Legend Riders.
- O episódio 15 apresenta a estreia do Sclash Driver e dos seus itens de transformação — em forma de uma bolsa de gelatina: os Sclashjellies.
- O episódio 15 foi a primeira vez, desde o episódio 8, que Build usa uma Forma de Teste.
- O mesmo episódio também marcou a primeira vez que Night Rogue usa o ataque Devil Steam, já que ele é usado principalmente por Blood Stalk.

- Ainda no episódio 15, disfarçado de médico, o pseudônimo usado por Sento é Ryuki Seto, uma referência ao próprio Sento Kiryu. “Ryuki” é o kanji invertido de Kiryu, e “Seto” é a remoção do “n” de Sento. Curiosamente, Ryuki é a identidade Kamen Rider de Shinji Kido.
- O hospital em que Sento e Ryuga se infiltram para se encontrar com Taizan Himuro é o mesmo local usado como cenário para o Hospital Universitário Seito.
- Como observado na seção “Erros” dos episódios 13 e 14, Sento recentemente se transforma em um Best Match usando um Snap Ride Builder azul que Ryuga usou anteriormente em sua estreia como Cross-Z. Como esse “erro” já dura pelo menos 3 episódios (incluindo o episódio 15), não se sabe mais se é realmente um erro ou se os animadores os estão usando aleatoriamente.
- Notavelmente, a versão de brinquedo do Snap Ride Builder é preta acinzentada, a mesma usada por Sento no primeiro episódio.
- O episódio 15 marca a última aparição da combinação perfeita Lion Cleaner.
- O episódio 15 apresenta a estreia da forma Lion Comic do Build.
- O episódio 16 é o último episódio de Build exibido em 2017.
- O episódio 16 marca a terceira vez que Sento Kiryu narra a recapitulação sozinho.
- O episódio 16 marca a última aparição do Octopus Light Best Match.
- O episódio 16 apresenta a estreia da forma Kaizoku Gatling de Build.
A voz do cientista do demônio

Fernando Prata é quem dá a voz ao vilão Takumi Katsuragi, o Cientista do Demônio, além de ser o narrador da série na versão dublada pelo estúdio Clone. Prata também contribuiu para a versão brasileira do filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020) como Behru/Kamen Rider Lucifer.
Curiosamente, em 2010, ele já havia participado da dublagem de National Kid, realizada pela DuBrasil e lançada em DVD pela Focus Filmes, apenas para vozes adicionais na saga do Garoto Espacial — inédito em vídeo até então.
Prata dublou em animês como Naruto, Bleach, Marvel Anime: Homem de Ferro, Marvel Anime: Wolverine, Dragon Ball Kai, entre outros. Também se destaca na dublagem de produções americanas, como Siddiq na série The Walking Dead, Kevin Porter na série 13 Reasons Why, entre outros.
*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.