Revisitando Kamen Rider Build: a angústia de Sento e seu duelo ao entardecer

Build na perigosa forma Rabbit Tank Hazard | Divulgação: Toei

Os episódios 21 e 22 de Kamen Rider Build já encaminham a série para uma seara ainda mais densa e sombria, devido à introdução do Hazard Trigger. E vimos parte dessa consequência quando Sento utiliza o item proibido, criado pelo cientista diabólico Takumi Katsuragi. O novo poder é devastador e incontrolável.

O poder de Build na forma Rabbit Tank Hazard é extremamente violento, pois domina a mente de Sento, transformando-o em um verdadeiro assassino, mesmo que contra a sua vontade. Com a mente dominada pelo poder de Hazard Trigger, Build matou Aoba, um dos membros do Trio de Hokuto, que acompanha Kazumi Sawatari/Kamen Rider Grease.

A morte de Aoba | Divulgação: Toei

O trágico momento deixou a trama muito mais carregada do que já era. Ou seja, se Build é interessante por ser uma série que aos poucos revela uma conspiração (há muito mais a ser revelado), imagine quando um personagem carismático — e recém-chegado — morre. Todos os personagens principais, além do grupo liderado por Kazumi, sofrem.

E quem sofre ainda mais é o próprio herói principal, que se sente responsável pela morte de Aoba e está sem a menor condição de lutar. Mas Sento precisa encarar esse desafio e enfrentar Kazumi em um duelo que definiria o vencedor da guerra: a região de Touto (de Build) ou de Hokuto (de Grease). O mais interessante é que Isurugi/Blood Stalk emprestou frascos de Hokuto para que Build enfrente Grease e tenha mais vantagem sobre ele.

Um parêntese: se você está acompanhando Kamen Rider Build e veio da geração Manchete, provavelmente você achou o local, onde Sento/Build e Isurugi/Stalk se encontraram e treinaram no episódio 21, bem familiar, não é mesmo? Esse local é o Centro comunitário Shinsyu-kan, que serviu como locação nos episódios 2 e 33 de Jaspion — a zona residencial do Planeta Peece e o esconderijo de Kilza, respectivamente. Compare depois pra ver como quase nada mudou por lá mais de 30 anos depois.

Voltando a falar sobre os episódios da semana: Sento e Kazumi se encaram em um duelo ao entardecer. Tirando a parte em que o helicóptero era feito de CG (pra tentar dar um impacto), imagino como deve ter sido desafiador em um espaço considerável para formar uma arena no topo de um prédio. Me lembrei até da cena final do filme Karatê Kid: Lendas (2025), que esteve em cartaz recentemente nos cinemas.

Na forma Rabbit Tank Hazard, Build derrota Grease | Divulgação: Toei

E sim, a luta teve um clímax quando Build apela para a forma Rabbit Tank Hazard mais uma vez. É bom citar que, antes do duelo, Sento havia combinado com Misora que ela ativaria um dispositivo que poderia destruir Hazard Trigger e a si mesmo, caso o herói esteja prestes a matar Kazumi. Mesmo após vencer a batalha e garantir que Touto fosse a região vencedora da guerra, Build (controlado pelo item proibido) tenta matar Kazumi, mas é impedido por Ryuga, na forma Cross-Z Charge.

Felizmente, Ryuga conseguiu impedir o poder de Hazard Trigger com muita persistência. A Primeira Ministra de Hokuto, Yoshiko Tajimi, foi detida. E agora quem comanda a região é o Primeiro Ministro de Seito, Masakuni Mido, que apresenta o seu mais novo Kamen Rider. Quem será ele? Descobriremos nos próximos episódios de Kamen Rider Build.

Curiosidades

  • Os episódios 21 e 22 de Kamen Rider Build foram exibidos originalmente pela TV Asahi nos dias 4 e 11 de fevereiro de 2018, respectivamente.
  • O episódio 21 de Build foi exibido no mesmo dia do final de Uchu Sentai Kyuranger (série Super Sentai que deu origem a Power Rangers Cosmic Fury, de 2023).
  • Na sequência de abertura do episódio 21: 1) Grease substitui a cena com duas formas de Build; 2) Cross-Z Charge substitui a cena com Cross-Z; 3) Build mudando de RabbitTank para Rabbit Tank Sparkling substitui as cenas com Gorilla Mond e Hawk Gatling.
  • O título do episódio 21 (Hazard é Imparável) tem dois significados: 1) A Forma Hazard é imparável, o poder da Forma Hazard é tão forte que não pode ser parado por outros; 2) A Forma Hazard não para de lutar, Sento não consegue controlar a Forma Hazard para impedi-la de destruir todos os inimigos.
  • Quando Sento revisita o local da morte de Aoba, as flores que ele coloca lá são jacintos roxos. Jacintos roxos são um símbolo de tristeza, além de um pedido de perdão.
Divulgação: Toei
  • No episódio 21, quando Isurugi apresenta a Sento a maleta das Fullbottles, apesar de estarem nos painéis coloridos de Seito e Hokuto, as Garrafas variadas não estão organizadas por distrito, melhor combinação ou mesmo por critério biótico/abiótico. Isso pode ser um erro do departamento de adereços ou de Isurugi tentando fazer com que Sento encontre as Fullbottles sozinho.
  • O episódio 21 foi o primeiro desde sua estreia em que Sento não assume sua forma Rabbit Tank Sparkling.
  • Este mesmo episódio apresenta a estreia das formas de Build Rose Copter e Rose Soujiki Trial, além das Fullbottles Unicorn, Turtle, Spider, Kabutomushi, Tora, Kujira, Kirin, Hachi, Same, Watch, Reizoko, Camera, UFO, Jet e Senpuki. A TurtleWatch Best Match de Build também aparece, mas a forma em si é usada fora da tela.
  • O episódio 22 de Build foi exibido no mesmo dia da estreia de Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger (série Super Sentai de 2018).
  • Este é o primeiro episódio que tem atores como narradores, mas Atsuhiro Inukai (Sento Kiryu) não, sendo narrado por Tetsuo Kanao (a voz de Blood Stalk) e Eiji Akaso (Ryuga Banjo).
  • O episódio 22 apresenta a estreia da forma de Build Hawk Gatling Hazard, bem como a estreia televisionada das formas de Build ToraUFO, KujiraJet e KirinCyclone após sua aparição na web série Kamen Rider Build: Raising the Hazard Level ~7 Best Matches~ (inédita no Brasil).
  • Este episódio marca a última aparição televisionada da forma Rose Copter de Build.

Dublador da semana

Gabriel Neves, a voz de Aoba | Divulgação

Gabriel Neves é o dublador de Aoba, um dos membros do Trio de Hokuto — que morre no episódio 21. Anteriormente, ele dublou dois protagonistas de tokusatsu: Devon Daniels/Ranger Vermelho na série Power Rangers: Morfagem Feroz (2019) e Shinji Kaminaga/Ultraman no filme Shin Ultraman (2022).

Além disso, dublou dois personagens para o filme Kamen Rider Zero-One: REAL×TIME (2020): Isamu Fuwa/Kamen Rider Vulcan e Fukkinhoukai Taro.

Contribuiu para dublagens de animês, interpretando personagens como Juugo em Naruto Shippuden, Samuel Linke-Jackson em Attack on Titan, entre outros.

Em produções americanas, Neves dublou, entre elas a redublagem do filme Vidas Sem Rumo (1983), dirigido por Francis Ford Coppola, no qual emprestou sua voz para o jovem Tom Cruise.

*Kamen Rider Build é licenciado no Brasil pela Sato Company. Novos episódios dublados são lançados todas as segundas e quintas, a partir das 19h30 (horário de Brasília) para os assinantes do Clube de Membros TokuSato.


Deixe um comentário