Simulcast de ‘Kamen Rider Zeztz’ é uma grande conquista para os fãs brasileiros do tokusatsu

Além da transmissão simultânea, Zeztz terá dublagem em português | Divulgação: Toei

Quem me acompanha desde quando este blog era publicado em outra plataforma provavelmente vai lembrar algo que eu dizia há cerca de 10 anos: o streaming é o futuro. Embora houvesse alguma resistência, em 2014 começaram a surgir conteúdos para os mais variados nichos, incluindo tokusatsu. Hoje esse reflexo permitiu que o Brasil fosse contemplado com o primeiro simulcast de uma série Kamen Rider.

Ou seja, a partir da noite deste sábado (6) — manhã de domingo (7) no horário de Tóquio — teremos uma transmissão simultânea de Kamen Rider Zeztz, a nova série tokusatsu. Esse formato se consolidou entre os fãs brasileiros do gênero desde 2015, com a estreia de Ultraman X na Crunchyroll.

Foi um marco importante, porque vimos um recorde ser quebrado. Até então, Jiban era a única série tokusatsu com o lançamento mais rápido no Brasil. A estreia aconteceu em 22 de janeiro de 1990, pela extinta Manchete, faltando apenas 6 dias para a exibição do episódio final no Japão. No caso de Ultraman X, a diferença foi apenas de uma hora. Virou uma tendência em 2016 e 2017 com as estreias de Ultraman Orb (com uma hora e meia de diferença) e Ultraman Geed (com uma hora de diferença), respectivamente.

Com a expansão global da marca Ultraman que acontece desde 2020, a própria Tsuburaya disponibiliza o simulcast das séries Ultra do momento. Atualmente, novos episódios de Ultraman Omega são lançados para o Brasil (e o mundo) assim que termina a exibição na TV japonesa. E o melhor: com legendas oficiais em português.

Era exatamente esse tipo de serviço que faltava por parte da Toei Company em relação às séries Kamen Rider. Nem vou citar Super Sentai, por causa do atual impasse da Hasbro com a franquia (que serve de base para a adaptação de Power Rangers). Mas ver o simulcast de uma série Kamen Rider era um sonho antigo dos fãs, incluindo brasileiros.

Finalmente, a Toei vai atender o anseio dos fãs que merecem assistir um novo episódio semanalmente, sem apelar para os meios alternativos. E é justamente esse formato oficial que será decisivo para a Toei continuar investindo no Brasil. Os fãs brasileiros precisam cada vez mais ter essa consciência para que tenhamos novas séries Kamen Rider todo ano de forma oficial, junto com o Japão.

E é claro que o mérito fica para a Sato Company, que conseguiu essa aquisição importante nesta nova fase e lançará em breve também uma versão dublada de Zeztz, que será realizada pelo estúdio Clone (o mesmo da versão brasileira de Kamen Rider Build). Um grande passo em que a distribuidora e o público ganham nessa relação de ganha-ganha.

Que belo momento para ser fã de tokusatsu, não é mesmo? 🙂


Um comentário sobre “Simulcast de ‘Kamen Rider Zeztz’ é uma grande conquista para os fãs brasileiros do tokusatsu

Deixe um comentário